sábado, novembro 06, 2010

Projetos de Aprendizagem



O trabalho realizado no “Seminário Integrador” foi um trabalho de muito crescimento para mim e de grande aproveitamento na minha prática pedagógica. Todos os recursos utilizados foram de alguma forma, aproveitados em sala de aula.

Por ocasião do trabalho realizado sobre a minha escola, trajeto, sala de aula e recursos disponibilizados, envolvi meus alunos para o levantamento, medição listagem. Sempre que possível buscava a participação de meus alunos na minha aprendizagem, proporcionando ao mesmo tempo novos conhecimentos para eles além de permitir uma conscientização de situações e fatos para os mesmos.

No segundo semestre de 2008, o trabalho com o PA (Projeto de Aprendizagem) atraiu muito a minha atenção e dediquei muito tempo a ele.

Relembrar e pesquisar sobre as teorias da evolução foi como voltar aos bancos escolares onde conteúdos fascinavam de maneira muito intensa. Como ler um livro maravilhoso que não conseguimos parar até chegar ao último capítulo.

Nossa pergunta: “ Por que o homem, tendo uma mesma origem, apresenta tantas características físicas(externas) diferentes?”, participou de minhas aulas e as conquistas alcançadas eram partilhadas com os meus alunos.

No semestre anterior já havia colocado em meu Projeto Individual de Estudo o trabalho com os programa Cmap Tools (Mapas Conceituais) e pude aprender um pouco mais sobre o mesmo na ocasião do trabalho com o PA.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Que bacana Neusa, lembro-me da tua muito bem vinda contribuição na nossa oficina de informática no Polo, principalmente ao programa de Mapas Conceituais, pois nós ainda estávamos querendo entender enquanto já estavas expert no assunto. Foram ótimos encontros e muitas aprendizagens somaram-se as interdisciplinas estudadas.

Com carinho,
Grace Maria