terça-feira, novembro 09, 2010

Crescimento na linguagem falada e escrita(Eixo VII)



Por ocasião do trabalho realizado e estudado na interdisciplina “Linguagem e Educação”, pude passar a valorizar mais as produções textuais dos alunos não me prendendo às regras gramaticais e exatidão na ortografia. Hoje vejo que a cada texto novo que produzem o conteúdo é mais denso, com mais diversidade e pouco a pouco vão adquirindo uma correção na grafia que encanta. Dificuldades na organização de parágrafos, separação de palavras no final da linha, discurso direto e indireto, estão sendo superadas gradualmente com a produção regular de textos e com a leitura diversificada que fazem. Novas palavras progressivamente começam a fazer parte do seu vocabulário e no 2º ano meus alunos já trabalham seus textos com o dicionário do lado.

Manter uma mini-biblioteca na sala de aula estimula a leitura e favorece o hábito de ler.

Gradativamente sou testemunha do crescimento e da fluência que estão adquirindo na leitura. São extremamente curiosos e isto favorece muito todo o trabalho.

O mais interessante é a maturidade que vão adquirindo na conversa.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Que bacana Neusa que o curso PEAD tem proporcionado novos aprendizados e mudanças para tua prática, não é mesmo!
Com carinho,
Grace Maria