terça-feira, novembro 09, 2010

Avaliação(Eixo VII)



A avaliação apreciativa propõe ver a realidade no seu lado mais promissor e na sombra dessa luz projetada, descobrir com competência e ética o que deve ser corrigido e de fato corrigi-lo". (Thereza Penna Firme)

Avaliação sempre foi um “problema” para mim neste meu tempo de magistério. Como e o que avaliar no desenvolvimento de um aluno? Se ele demonstrou crescimento? Se ele responde todas as perguntas de maneira correta e como eu quero? Ou como ele entendeu que fosse? Avaliar como eu quero que ele chegue a uma resposta de um problema ou se ele buscou, criou formas de chegar à solução?

Para mim foi essencial conhecer e trabalhar com a avaliação do trabalho numa perspectiva inclusiva e apreciativa, fazendo observações individuais e em grupos, proporcionando auto-avaliações, levando em consideração procedimentos em trabalhos, interesse e criatividade na busca de soluções e principalmente se houve crescimento durante o período de trabalho.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Olá Neusa!
Que bom perceberes que é possível um novo olhar para o fazer pedagógico e ainda mais quando se trata de um assunto problemático como a Avaliação.
Com carinho,
Grace Maria