domingo, novembro 21, 2010

Consciência Negra (Eixo VI)




Ao trabalhar com o tema “Semana da Consciência Negra”, fizemos um projeto onde fizemos pesquisas de personalidades negras no Brasil e no Mundo. O trabalho foi feito unindo tecnologia e produção textual. Em mãos com a pesquisa de biografias de personalidades negras retiradas da Internet, os alunos elaboraram fichas resumidas das mesmas onde continham dados principais e destaques. Com o programa Dumpr.net foi feita uma transformação nas fotos das pessoas pesquisadas e montamos um mural com as fichas a disposição para as pessoas lerem caso tivessem interesse e curiosidade.

Para realizar este trabalho com a 4ª série e o trabalho do 2º ano que foi a Colcha de Retalhos da Diversidade, me inspirei em trabalho realizados na Interdisciplina “Questões Étnico-Raciais na Educação, Sociologia e História”, eixo VI.

Algo marcante neste trabalho foi o fato das crianças comentarem que as personalidades pesquisadas em sua grande maioria haviam se destacado nos movimentos pela igualdade entre brancos e negros. Ficou marcado para eles a luta dos negros pela igualdade.

Nenhum comentário: