segunda-feira, outubro 30, 2006

ECS 6

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura, Sociedade-A
Neusa Teresinha Dias Teixeira
ESC 6
Pólo: Alvorada

Ao pensar neste trabalho vieram diversas idéias a minha mente. Colocando uma situação observada já por cinco anos cito o seguinte:- Não posso afirmar que o fato acontece em todas as escolas, mas, no momento em que uma professora é eleita diretora da escola, segue-se um ciclo de dominação onde se cercando de profissionais com os mesmos objetivos passam a manter este cargo através de artifícios como, dar alguns privilégios para alguns profissionais como abono de faltas, folgas (instituição criada dentro das escolas, ilegais e ignoradas pela mantenedora), redução de dias letivos... As quais sendo grande parte favorecida que assim quer que seja, mantêm este grupo no poder porque assim lhe convém.Este fato faz com que uma possível chapa de oposição deixe de existir, pois no momento em que exigisse o que é legal entraria em choque com as colegas agredindo o corporativismo.No momento em que um profissional é e está na direção precisa assumir papéis que lhe pareceram convenientes ou não, procurando naturalmente manter a burocracia exigida pela mantenedora em ordem.

Já quanto ao poder x hierarquia poderia fazer uma crítica a mim mesma, pois, muitas vezes para conseguir manter a ordem dentro da sala de aula, uso o poder que o meu posto hierárquico favorece, deixando claro para os alunos que as coisas devem ser como eu digo, caso contrário eles se dirijam aos pais ou a direção para questionar o contrário.

2 comentários:

Rosária disse...

Oi Neusa. Li teu comentário sobre a equipe diretiva, mas é importante que possamos ainda ter esperança... Existem pessoas que possuem ética, priorizam a qualidade na educação e lutam por dias melhores. Por falar em eleição, fui eleita na minha escola. E o teu depoimento será um alerta para minha gestão. Um grande abraço. Rosária

Simone disse...

Neusa, vejo que compreendeste o objetivo da atividade, pois conseguiste fazer uma relação das idéias do autor com a tua realidade profissional. Parabéns! Um abraço, Simone - Tutora ECS