quinta-feira, outubro 19, 2006

ECS 5

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura, Sociedade - A.
Neusa Teresinha Dias Teixeira Pólo Alvorada
SEMANA 4 - ECS 5

Comentário sobre Max Weber

No decorrer da nossa vida surgem muitos questionamentos sobre o porquê de acontecimentos, estruturas e relacionamentos humanos se perpetuarem. Através desta leitura se torna claro entender principalmente a indiferença ou a falta de posicionamento da sociedade frente a acontecimentos. A vivência de Max Weber na época da Primeira Guerra Mundial, em meio a um governo monárquico, ameaçado pela social-democracia , em pleno desenvolvimento da industrialização e no momento em que a Alemanha mais se armava torna-se compreensível entender as definições de formas de dominação.Além do mais era um homem religioso e desta forma sensível aos sofrimentos, frustações e relacionamentos humanos.Acreditava que o protestantismo era o causador do capitalismo
Da mesma forma nós como educadores, na tarefa da preparação de seres que estarão fazendo parte da sociedade, nos sentimos responsáveis pela forma que reagirão frente às estruturas que venham a enfrentar. Que tipo de forma de dominação será exercida sobre eles? E nós, que tipo de forma nos domina? Existe muito a se questionar.É bastante interessante saber a previsão que ele fez em relação a burocracia, que atualmente é uma das coisas que mais dificulta a execução de projetos de grande importância.

8 comentários:

Sindy disse...

Olá Neusa
Fiquei muito feliz com sua visita ao Bloguinfo e em saber que meus posts possam ser interessantes e úteis para alguém. Realmente, o mundo virtual é impolgante, mas não deixe de dormir, ok?
E se quiser trocar idéias ou precisar de alguma 'mãozinha' estou por aqui!
Abçs
Sintian
bloguinfo.blogspot.com

Carla disse...

ECS 4 e 5 - profª Vera Corazza

Querida colega, parabéns! Teu comentário sobre Weber está muito interessante! Gosto muito das tuas idéias!E realmente, as questões religiosas influenciaram de uma forma que eu não tinha analizado. E, também penso nas formas de dominação que esperam os alunos quando as oportunidades se afunilam! Bom domingo! Um grande abraço! E, não se preocupe não faltarão oportunidades para nos ajudarmos! Quando tivermos aula no pólo quero te conhecer melhor! Um grande abraço.

Luciana disse...

Oi Neuza
comecei a ler o texto e dei uma parada e resolvi visitar os blogs e passando pelo teu achei muito interessante tuas colocações foram além do eu analisava enquanto lia,tuas idéias foram bem expressadas.Abraço

Ana Paula disse...

Oi Neusa, fez uma análise bem complexa sobre o texto levantando pontos que eu não tinha analizado.Temos que tomar cuidado,pois as vezes, em sala de aula usamos do nosso poder perante aos alunos. abraços.

Rosane Beltrão disse...

Olá Neusa! Achei o teu blog muito interessante, tuas colocações quanto ao texto foram muito bem escritas de uma forma clara e objetiva. Parabéns!!!

Rosária disse...

Querida Neusa. Adorei teu comentário sobre o trabalho de Weber. Apesar das dificuldades gostei da leitura e busquei mais informações sobre a vida e obra deste autor. Achei interessante a formação acadêmica de Weber: direito, história, economia, sociologia, filosofia e teologia. Suas idéias tem forte influência do marxismo. O objetivo do estudo é a Ação Social. Qual a intenção que tenho ao fazer determinada ação? Não se preocupa em estudar as instituições sociais.Penso que em relação ao teu trabalho, nós enquanto educadores sofremos a influência dos três tipos de dominação. A dominação legal por que vivemos em torno das leis: LDB, ECA... A dominação tradicional: de nossas famílias e das famílias dos nossos alunos e alunas. Dominação Carismática:em muitos momentos a afetividade aos colegas e estudantes faz triplicar nossas responsabilidades e preocupações. Um abraço. Rosária

Magali disse...

Oi Neusa!Concordo contigo qdo dizes que devemos pensar em como estará a sociedade e a vida quando nossos alunos tiverem que enfrentá-los de "peito aberto".É algo que deve estar presente em nós sempre: o dever de preparar nossos alunos para serem cidadãos críticos e conciêntes,seja em qual situação for.

Simone disse...

Neusa conseguiste destacar algumas idéias importantes do texto, fazer links e ainda questionar alguns pontos. Era esse o objetivo da atividade. Parabéns!! Um abraço, Simone - Tutora ECS