domingo, outubro 08, 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura, Sociedade
Neusa Teresinha Dias Teixeira
Atividade nº 3
Pólo: Alvorada


Com base na leitura do texto responda as seguintes questões:
1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Durkheim diz que a definição para educação de Stuart Mill engloba vários fatores de influência que não devem estar incluídos em uma só palavra e ele considera a educação “a influência que os adultos exercem sobre as crianças e os adolescentes”.

2. Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
Durkheim ressalta a definição de Kant que diz que “o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição que ele seja capaz” e a definição de James Mill que para ele o objetivo da educação é “fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para seus semelhantes”.
Nestes casos o autor questiona sobre como poderia se determinar que todos os homens tivessem o mesmo modo de vida, sabendo-se que sempre existirão homens de sensibilidade voltados à reflexão e ao pensamento e homens de ação voltados a soluções práticas e execução.Nesta situação haveria um confronto, um desequilíbrio na harmonia tanto individual como social.Além disto esta “perfeição” seria um ideal supremo quase intocável.
Questiona também sobre o que é felicidade, quando o homem realmente alcança a felicidade.Para cada individuo a definição de felicidade é diversa.Muitas vezes quando o homem acha que encontrou a felicidade, passa a se perguntar se é aquilo que lhe basta e passa a buscar algo mais.Desta forma a felicidade seria um objetivo de uma busca constante e crescente.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para que possamos definir educação é preciso que conheçamos todos os sistemas educativos que existiram e existentes, aprendendo os elementos comuns. É necessária uma observação da história onde encontraríamos não o fim da educação, mas o que consiste e quais as necessidades que são atendidas durante o processo de educar.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Os fatos que levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral são o conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e o dever, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, arte etc...consideradas a base do espírito nacional.Mesmo diversificada tem por objetivo fixar essas idéias na consciência dos educandos.

5. Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado têm que suscitar na
criança?
De acordo com Durkheim o “ideal” a ser realizado deve despertar na criança: - um certo número de estados físicos e mentais, que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; - certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam.

6. A partir da definição “A educação é a ação exercida pelas gerações
adultas sobre as gerações que não se encontram preparadas para a vida
social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” o que conclui Durkheim? Explique?
Através desta definição Durkheim conclui que a educação consiste numa socialização das novas gerações.A educação satisfaz, antes de tudo, a necessidades sociais. É através da educação que a sociedade satisfaz suas necessidades, acelerando um processo de evolução que naturalmente iria evoluir, porém em maior espaço de tempo.Pode-se dizer que a educação não faz senão ir adiante do que a natureza conseguiria por si mesma.

7. Como o autor explica que a sociedade e indivíduo são idéias pendentes?
Sociedade e indivíduo são de certa forma dependentes um do outro, em situação inacabada, pois o progresso e conquistas alcançadas em uma geração são passadas para outra geração pelos indivíduos que foram desenvolvidos nas suas potencialidades por uma sociedade que o fez para suprir as suas necessidades e estes ao passarem a fazer parte desta sociedade preparam outros indivíduos ainda mais evoluídos para também servirem a sociedade, formando a reciprocidade.


4 comentários:

Simone disse...

Olá Neusa! Sou a Simone, uma das tutoras de Porto Alegre que irá acompanhar a turma de Alvorada na disciplina Escola, Cultura e Sociedade. Vi que já conseguiste realizar esta atividade da disciplina. Parabéns!
Desejo sucesso nesta tua nova caminhada. Estou a disposição para qualquer coisa que precisar relacionada a disciplina.
Uma ótima semana para ti!
Um abraço, Simone Ramminger - Tutora Porto Alegre

ROSAURA KARST disse...

Bom Dia!

Neusa

Muito bom o teu trabalho

Nesta sexta dia 13/10/2006 estarei no polo das 8:00 às 12:00h

Beijos Rosaura

Carla disse...

Oi Neusa! Muito legal teu blog! As gravuras e foto ficaram ótimas! Que bom estarmos no mesmo grupo e ter uma colega legal e interessada! Parabéns!!!!!!

Inês Cristina disse...

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!! UM ABRAÇÃO!!! INÊS CRISTINA