sábado, outubro 14, 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura, Sociedade – A.
Neusa Teresinha Dias Teixeira

Atividade nº 2
Pólo: Alvorada


Ao visitar os blogs sugeridos, me deparei com o atraso em que se encontra o ensino em diversos colégios estaduais. Seria injusto dizer que é somente pela falta de salas de informática, mas concluo também que é falta de interesse de vários profissionais da educação pela evolução que está acontecendo inclusive nas formas de despertar o maior interesse das crianças pelo conhecimento e atualidades.
Vejo que mesmo colocando salas de informática haverá outros obstáculos a serem vencidos.
Muitos professores estão assistindo estas transformações como espectadores, que não imaginam que podem ser instrumentos desta transformação. Não sonham e não almejam alcançar estas tecnologias e nem mesmo estão preparados para usar e muito mesmo ensinar a usar estas ferramentas.
Através dos blogs encontramos várias opções de trabalho, de registros, de relacionamentos e principalmente de aprendizagem pessoal.
Durante muito tempo acreditava nas afirmações que o uso da máquina tornaria os relacionamentos impessoais e distantes.Com estes trabalhos e através das comunicações por meio das “ditas máquinas”, me sinto mais envolvida com as pessoas que tenho contato somente através de e-mail e mensagens instantâneas e tenho aumentado o número de pessoas que conheço e troco idéias. Além disto através do meu blog tenho colocado meus sentimentos em relação a tudo que antes não tinha coragem para sequer comentar com pessoas da minha família.
Fico feliz que o mundo está muito melhor do que eu achava e que muitas crianças estão desfrutando de todas estas possibilidades de crescimento.
O mais interessante é que se trata de assuntos bastante atuais, de uma forma bastante atual.
Educação assim é fascinante de ser vivida.

Nenhum comentário: