domingo, novembro 05, 2006

ECS 6 (continuação)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura, Sociedade
Neusa Teresinha Dias Teixeira
ECS 6 (continuação)
Pólo: Alvorada



No fórum Durkheim –Weber – Marx estamos discutindo até o momento principalmente, como se encontra a educação atualmente e como poderia ser.
Até o momento estão aparecendo muitas dúvidas em relação a este tópico e acredito que mesmo não encontrando uma solução para isto, certamente encontraremos novos caminhos a seguir. Além disto tem se discutido o papel do professor neste contexto, o que tem feito refletirmos sobre o nosso desempenho e atividades. Tenho muitas idéias vindas da minha formação profissional em uma época de ditadura e começo de democracia e principalmente de minha criação (valores familiares e princípios que determinaram a minha educação) que talvez não sejam os ideais, porém dificilmente me afastarei deles e coloquei estas idéias no fórum, naturalmente causando algumas divergências de opiniões. Todas têm servido para o meu repensar profissional. Na visita feita a blogs de colegas de outros pólos observei várias interpretações sobre o texto solicitado e muito me ajuda a compreender melhor e perceber como nós pessoas somos diversificados em entendimentos.

Um comentário:

valeria disse...

Oi! Neusa, eu não gosto da dominação capitalista, mas na minha família eu sou dominadora dentro dos princípios morais um pouco antigos, procurando me modernizar pelo contexto atual, pois tenho adolescentes em casa e os conflitos são grandes. Muitas vezes tenho que abrir mão e negociar com eles. Acredito que sou uma mãe que luta e vivo por eles, sou uma leoa para defendê-los. Também venho de uma educação tradicional, pegando um pouco da ditadura e abertura política, constantemente tenho que me policiar, para não transferir para os alunos meu autoritarismo, procurando ser flexível e democrática. Pois temos que colaborar para modificar esta sociedade capitalista. Abraços aguardo a tua visita no meu blog.
http://valeriaprofessora.blogspot.com