sábado, outubro 30, 2010

O Brincar


O contato com a Ludicidade e Educação trouxe lembranças da minha infância e a alegria que é brincar.

Tomar conhecimento da importância da brincadeira para o desenvolvimento saudável da criança, fortaleceu a minha idéia de que a infância deve ser cultivada e vivida intensamente pelos indivíduos. É através do brinquedo que a criança avalia a sua destreza, habilidade e progresso comparando-se com os outros participantes do jogo.

Ao brincar ela faz suas primeiras experiências para uma vida adulta, assim propiciando o brinquedo para o aluno estaremos permitindo uma preparação da criança para a vida adulta.

Além disto, o real significado da brincadeira. Uma atividade só pode ser considerada lúdica quando for dissociada de obrigações, livre e voluntária. Acima de tudo deve proporcionar alegria, satisfação e muita diversão. Participar dos fóruns proporcionados por esta interdisciplina foi prazeroso e produtivo.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

A interdisciplina de Ludicidade e Educação trouxeram lembranças, prazer, alegria e reflexões para compreender o fazer pedagógico, não é mesmo Neusa!
Terias algo da tua prática para evidenciar?

Com carinho,
Grace Maria