domingo, outubro 24, 2010

Tecnologias da Informação e Comunicação



A primeira interdisciplina que mais me atraiu foi “Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação”. É importante para eu ressaltar a importância que esta interdisciplina teve em minha atuação dentro da Escola.

Conhecer uma nova forma de fazer os trabalhos escolares com as crianças propiciou um reconhecimento da direção e uma possibilidade de apoio que me era necessário para poder fazer este curso trabalhando 40 horas semanais com turmas de 1ª à 4ª série. Me envolvi com a criação de um laboratório de informática com computadores velhos doados, sem internet utilizando os recursos de cd de jogos e os programas fornecidos pelo modo operacional do Windows 98.

Mesmo com estes poucos recursos a novidade fez muito sucesso entre as crianças e pouca credibilidade por parte de colegas.

Coloquei um computador que trouxe de casa, antigo também, na sala de aula e depois de mais ou menos 1 ano e meio consegui a Internet na minha sala de aula.

A partir daí, toda a minha forma de trabalho modificou, envolvendo mais as crianças com as tarefas da sala de aula.

As elaborações de aula eram sempre atualizadas e passei a buscar cada vez mais uma forma de me aproximar daquilo que atraia as crianças.

Nestes quatro anos muita coisa modificou na escola e tenho certeza que tive a minha participação para isto. Acredito que o meu entusiasmo com as novas tecnologias digitais tenham uma parcela nesta transformação. Atualmente possuímos uma sala de informática com Internet banda larga, composta de 10 computadores mais modernos com tela LCD e aos poucos está aumentando a procura dos professores para o uso da mesma.

Consigo trocar informações e sugestões com colegas através de e-mails. (No começo nem se falava sobre isto.)

Criei um blog para a escola que passa por altos e baixos pois ainda não consegui nenhum professor que mantenha-o atualizado e no momento atual se torna difícil para mim em função do tempo, mas quem sabe depois que terminar a graduação eu tenha mais tempo?...

Atualmente as TICs fazem parte do meu trabalho de conclusão onde abordo o uso das mesmas para a formação da cidadania.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Ótimo Neusa, tuas reflexões demonstram o quanto os novas aprendizagens e as novas tecnologias trabalhadas fizeram a diferença, mudando para inovar tua prática pedagógica e também para você: “uma nova educadora”.
Parabéns pelo trabalho e por ser esta lutadora em busca de uma melhor educação para uma nova escola democrática.

Com carinho,
Grace Maria