domingo, outubro 24, 2010

Escola, Projeto Pedagógico e Currículo


Uma interdisciplina que me fornece dados também para a elaboração de meu TCC e me ajudou no planejamento do meu estágio foi Escola, Projeto Pedagógico, Currículo. Nesta disciplina aprofundei o meu conhecimento da estrutura escolar e da situação de uma escola democrática, onde se busca na comunidade suas necessidades e realidade para elaborar-se um plano de ação dentro da Escola. Um momento de participação e cidadania, onde todos os elementos da comunidade participam manifestando as prioridades do meio e fiscalizando as ações e decisões de interesse de todos. Uma forma dos pais darem exemplo aos filhos de participação na sociedade.

A elaboração do PP ( Projeto Pedagógico) atualmente nas nossas escolas é um grande desafio, um momento de grandes desafios e inovações para tornar a ação da escola mais efetiva e democrática, superando ações que já não são mais tão eficientes como em tempos atrás, alterando currículos e novas formas no ensinar. Um trabalho com a comunidade é um trabalho mais verdadeiro de educação para a cidadania.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Que bacana Neusa que neste eixo (I), interdisciplinas trouxeram contribuições para o desenvolvimento do teu estágio como também para o TCC. Concordo contigo, quando a comunidade participa efetivamente o processo democrático está acontecendo.
Com carinho,
Grace Maria