sábado, outubro 30, 2010

Educação de Jovens e Adultos


Ao abordarmos a interdisciplina “Educação de Jovens e Adultos”(EJA), tomei conhecimento de questões importantes para se levar em conta na elaboração do planejamento adequado para esta faixa da população que busca sua continuação de formação escolar. São indivíduos já inseridos em diversos segmentos da sociedade e mercado de trabalho com seus grupos culturais e ao mesmo tempo em algum momento de suas vidas se tornaram excluídos da escola regular. Deve-se ter presente que o modelo pedagógico usado na escola regular com as crianças e adolescentes não é apropriado para ser aplicado com os alunos da EJA, inclusive o vocabulário e a sequência utilizada. Além disto, o letramento do indivíduo também é aspecto importante a se analisar no trabalho com jovens e adultos.

Estes grupos de pessoas possuem dificuldades determinadas pela sua origem de poucos recursos culturais, com uma linguagem específica do seu grupo e em algum momento da sua vida escolar tornaram-se excluídos do meio de aprendizagem.

É importante também observar os diferentes mecanismos de raciocínio e estratégias que utilizam na construção de seu conhecimento. Sendo assim é imprescindível que se tenha presente a importância de incorporar na prática pedagógica o conhecimento prévio destes alunos e a sua forma de analisar as questões.

Foi uma experiência gratificante o contato com estes alunos onde percebi a vontade e necessidade de conhecimento destes alunos e o conhecimento da diversidade que eles apresentam.

Foi uma oportunidade de leituras gratificantes de Marta Kohl de Oliveira e o sempre presente Paulo Freire.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

É isto Neusa, quando nos comprometemos em fazer a diferença, as aprendizagens, as atualizações e os estudos teóricos nos qualificam. Conte-nos mais evidências sobre esta experiência gratificante.
Com carinho,
Grace Maria