domingo, setembro 20, 2009

Projetos de Aprendizagem

Tentando compreender e responder a proposta da Professora Bea, reservei um momento na minha sala de aula da 4ª série para clarear um pouco as minhas dúvidas. Hipoteticamente, perguntei aos meus alunos o que eles iriam fazer se tivessem que escrever a História do Brasil.

Após alguns momentos de debates e interferências minhas, as quais procurei não direcionar para nenhuma solução, uma menina sugeriu que primeiro ela precisaria pesquisar para poder contar algo que ela não presenciara.

Perguntei onde seria feita a pesquisa e a partir daí houve uma participação maior de alunos no debate. Suas respostas variavam entre livros de história, biblioteca da escola, biblioteca pública, entrevistas com pessoas que estudaram a história do Brasil. Questionei a necessidade de tantas fontes para contar uma só história e que a qual por um período não haviam testemunhas para confirmarem. Fiquei surpresa (mas não devia), quando eles comentaram que algumas coisas que eles ouviram em anos anteriores, tinham sido ditas de formas diferentes conforme iam passando de ano e de professores. Uma aluna chegou a comentar que era como acontece quando a mãe contava alguma coisa que tinha acontecido antes dela nascer e às vezes o pai dizia que tinha sido diferente. Disse que as pessoas muitas vezes vêem as mesmas coisas de maneira diferentes e que os escritores talvez também tenham pesquisados em diferentes lugares.

Nenhum comentário: