sábado, novembro 24, 2007

O "Contar Histórias"

No dia 19 foi o momento de “Contação de Histórias”. Foram horas de reviver alegres momentos de minha infância em que encantada ouvia histórias de minhas professoras imaginando estar no lugar daquelas personagens como se conseguisse sair da minha realidade e me transportar para um mundo totalmente do faz-de-conta onde tudo era possível de se realizar e que não existiam obstáculos que não pudéssemos vencer nas nossas aventuras. Compreender o “contar histórias” me deu instrumentos para me aproximar cada vez mais dos meus alunos e proporcionar para eles instantes em que podem viver em mundos fantásticos onde tudo que é bom existe, que tudo é possível de ser feito e que na brincadeira do faz-de-conta buscamos formas de convivermos com a realidade e de ainda termos esperanças de modificá-la.
Uma das primeiras vezes que contei histórias para as crianças foi a história “O pássaro da Alma” de Michal Snunit. É uma história bastante singela, mas com muito significado. O brilho de interesse dos olhos de meus alunos me fascinou. Tinha a impressão de que eles estavam enxergando aquilo que eu contava para eles ao mesmo tempo em que tentavam desvendar o que acontecia dentro de suas próprias almas. Foi uma experiência única, pois consegui expor muito da minha sensibilidade para contar a história e ao mesmo tempo vivenciá-la. Foi um momento bastante reflexivo com o fechamento de que eles deveriam desenhar o que eles imaginavam ser a alma deles e após expor para os colegas a justificativa do desenho.
Como foi descrito pela profª Suyan Pires quando fez o comentário do nosso grupo sobre a atividade cinco de Literatura, através das histórias, nossa própria vida pode ser entendida “como uma história – sucessão de acontecimentos e emoções”. E por outro lado nossa identificação com os sentimentos dos personagens pode relacionar as histórias “como alimento da imaginação humana: na vida real, os fatos se sucedem rotineiramente; na história, ao contrário, tudo é possível. Inexistem barreiras entre fantasia e realidade”.
Além de todas estas vantagens neste tipo de trabalho, foi um momento de encontro e de trocas de um grupo que parece estar sempre distante, mas que graças a este curso à distância encontra-se cada vez mais unido pelos seus objetivos e ideais.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Oi Neusa!
Quero partilhar contigo o meu encantamento pela apresentação da contação de histórias, foi notório sentir o quanto emociona e fascina a história contada, fazendo com que as crianças fiquem motivadas e saiam a procura do livro e leiam de forma prazerosa o que a professora ilustrou tão cativamente. Achei muito legal o teu testemunho em relação a contação de histórias para os teus alunos, afirmando que o teu aprendizado está te proporcinando confiança para colocar na prática o que estás vivenciando no curso, admiro muito quem consegue falar para o grande grupo as suas limitações, assim como vc fez pq não é fácil, parabéns bem grande.
Parabéns!