domingo, novembro 05, 2006

ECS 7

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura, Sociedade.
Neusa Teresinha Dias Teixeira
ECS 7.
Pólo: Alvorada
Marx - Karl Heinrich. Economista, filósofo e socialista alemão nasceu em Trier a 5 de maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de março de 1883. Estudou na universidade de Berlim e formou-se em Iena, em 1841.Em 1842 assumiu a chefia da redação de um jornal Renano em Colônia, onde seus artigos radical-democráticos irritaram as autoridades.Em 1844 conheceu em Paris, Friedrich Engels, começo de uma amizade íntima durante a vida toda.Foi, no ano seguinte, expulso da França, radicando-se em Bruxelas e participando de organizações clandestinas de operários e exilados. Em 1848, publicou junto com Engels “O Manifesto Comunista”, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada marxismo.Em 1867 publicou Marx o primeiro volume de sua obra mais importante: O Capital, um livro principalmente econômico, resultado dos estudos no British Museum, tratando da teoria do valor, da mais-valia, da acumulação do capital etc. Marx reuniu documentação imensa para continuar esse volume, mas não chegou a publicá-lo. Os volumes II e III de O Capital foram editados por Engels, em 1885 e em 1894. Outros textos foram publicados por Karl Kautsky como volume IV (1904-10).

Engels – Friedrich. Socialista alemão nasceu em Barmen a 28 de novembro de 1820 e morreu em Londres a 5 de agosto de 1895. Filho de um rico industrial foi na mocidade impressionado pela miséria dos operários e pela devoção sentimental dos pietistas.Em 1842 assumiu a direção da sucursal da fábrica do pai em Manchester, o que lhe deu oportunidade para estudar a situação do proletariado inglês.Aproximou-se de Marx e entrou em organizações socialistas clandestinas.Passou a vida inteira na Inglaterra, colaborando nos estudos e nas publicações de Marx e ajudando-o generosamente.A vida de ambos é a história de uma amizade sem desfalecimento.

Marx e Engels viveram em uma época de movimentos contra a burguesia dominadora, exploração do trabalho dos camponeses, de mão-de-obra operária distanciando cada vez mais as classes, e de reflexões sobre o materialismo, trabalho e concentração de capital.
Questionavam com as classes dominadoras tentando ao mesmo tempo através de meios de comunicação baratos esclarecer as classes de menor poder aquisitivo.
Valorizavam o trabalho e o esforço humano e, portanto deveria ser mais bem remunerado.

2 comentários:

ROSAURA KARST disse...

Oi Neusa

Se tiver problemas para enviar o jornal tenta trocar o nome do arquivo. O tamanho do mesmo tem que estar até 20 Mb.

Beijos Rosaura

carem disse...

Estou aguardando teu relato por e-mail, para fecharmos a atividade da gincana, lembra?
Estou aguardando-o!
Abraços!