domingo, agosto 12, 2007

Avaliação

Pensando sobre a avaliação de quarta-feira, alguma coisa gostaria de deixar aqui registrada.
Acho indispensável termos a capacidade de nos expressar através de questões dissertativas ou de síntese nossas opiniões, conhecimentos e experiências. Porém, falando pessoalmente encontro algumas dificuldades visto que não adquiri o hábito porque assim nunca me foi cobrado. Elaborar o pensamento e transformá-lo em palavras por vezes também me é difícil.Já percebi que é preciso praticar mais esta técnica tão necessária na nossa comunicação. Com os aluno fica tudo mais fácil, pois precisamos ser claros e didáticos e utilizar o vocabulário que os atinja, mas tenho consciência que em nível de graduação as necessidades são outras.
Outra coisa que na condição de aluna venho expor é o fato de não termos a oportunidade de conhecer exatamente ou quase o que os professores desta interdisciplinas estavam esperando. Julgo importante que se estabeleça um tipo de relação onde convivendo com uma pessoa conheçamos as suas expectativas em relação a nós e senti que faltou mais trabalho deste tipo para que conseguisse chegar ao pretendido. Imperioso dizer que a falta de mais tempo para desenvolver com mais tranqüilidade os conteúdos se fez e além
desta, a necessidade de um outro professor colaborar de forma muito ativa para esclarecimentos interrompeu este relacionamento.
De qualquer forma os e-mails através da lista de discussão foram bastante construtivos e a experiência que adquiri sobre a necessidade de estreitar o relacionamento com os meus alunos para que consigam com mais facilidade chegar ao conhecimento, mostrou-me que a minha postura e atitude como educadora está certa.
Gostaria também de registrar minha admiração pelo empenho dos professores para administrar o tempo para tanto conteúdo e o domínio e conhecimento dos mesmos.

4 comentários:

Iris disse...

Olá, Neusa

Penso que expressaste o que muitos colegas também sentem, mas fiquei pensando sobre "o fato de não termos a oportunidade de conhecer exatamente ou quase o que os professores desta interdisciplinas estavam esperando." Será pertinente pensar que as relações que se estabelecem no ensino, em função da avaliação, acabam privilegiando o critério externo?
Abra@os, Iris

Beatriz disse...

Oi Neusa, já vi que a Iris tocou no ponto que tb me chamou a atenção.Lembra que a avaliação não é um trabalho que se origina do que as pessoas esperam( incentivo externo) e sim deve se originar das aprendizagens ( incentivo interno)que fostes construindo ao longo dos estudos e atividades da interdisciplina. É difícil superar esse sentimento porque a avaliação sempre teve esse caráter: medir o qto tu nós nos aproximamos daquilo que o professor queria que soubéssemos qto tu fomos capazes de apresentar em um formato que o professor julga o melhor.Mas já superastes um enorme degrau porque já conseguistes perceber que ai há um porblema e que precisas tomar algumas decisões. Sem dúvida, ainda estamos muito presos ao externo, ao que o professor espera e gostaria!!
Por outro lado, temos, tb, que mudar como professores e abrir espaço e desafiar nossos alunos para que se desliguem disso e tenham confiança em apresentar o que aprenderam a partir das nossas propostas.
Uma coisa aparece nitidamente: professores e alunos estão aprendendo juntos a trabalhar em ead!! Isso é ótimo para nós todos e mais todos os que nos acompnaham nessa experiência.
Um abração e obrigada Neusa pela análise
Bea

Beatriz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
biapedag.blogspot.com disse...

Neusa! Eu não disse??? O Lu chegou logo depois... Na próxima presencial, quando estivermos saindo do pólo, ligo pra ele dizendo que estamos chegando...eheheh
Beijos e boas férias!