sexta-feira, junho 29, 2007

Educação, a oitava arte - O Prazer de Ensinar

"Disponibilizar-se ao próximo é um bem maior que faz jus à palavra humanidade! Nós, educadores, famílias e demais construtores da coletividade participativa devemos nos doar no presente, estabelecendo desta forma a compreensão da Educação como a maior herança que os pais deixam para os seus filhos, que os educadores e sistemas governamentais deixam para suas sociedades, para que nossa descendência também se doe no futuro. Essa prática deve ser a diferença entre a própria existência e sobrevivência humana. Não seria esta a missão verdadeira do educador? Não seria, a Educação, a arte das artes?" Assim termina um artigo de Roberto Nogueira de Sousa Lopes e Marta Soraia Santana Siva em uma revista educativa da Editora Criarp Ltda. Ilustrada com fotos de um professor com um sorriso de otimismo o artigo nos passa uma mensagem de esperança e de uma maneira de trabalhar que quase todos os professores que lerem dirão: " É utopia". Porém ao terminar a leitura algumas dúvidas que me afligem se tornaram menos pesadas. A idéia de saber que existem mais pessoas que sonham com um outro tipo de educação, uma outra maneira de trabalhar com as crianças, enfim o verdadeiro sentido da palavra "educador" já me faz mais otimista. Não posso deixar de colocar outra frase que achei muito interessante:"A Educação é o salva-vidas da sociedade, não é o caderno, o lápis ou a sala de aula, mas a conciliação ou reconciliação do indivíduo com a sua própria vontade".

Gurias(passageiras da linha Palio hor.9h30min): Em breve estarei mandando por e-mail o artigo completo para vocês.

5 comentários:

Luciene Sobotyk disse...

Oi Neusa!
Obrigada pela visita no blog.Quando aprenderes a usar slides verá que maravilha.Mas é fácil.Entra no site slide.com e siga os passos para a elaboração deles.Quanto a esta postagem,hoje penso que antes da educação,precisa ser resgatada a família e os valores mais basiquinhos que os pais não passam mais aos seus filhos.O Brasil é o país da falcatrua.Sempre tem alguém pensando em como se dar bem..Ser honesto virou notícia de manchete de jornal,quando deveria ser o contrário.Bom find.Beijo grande e saudades.Lú

Daiane Grassi disse...

Oie Neusa, tudo bem por aí?! Novidades?! Estamos aguardando, ok?! Um abraço e uma ótima semana!!! Daiane

Rosária disse...

Neusa
Oi querida!
Novamente teu texto provocou uma reflexão...
Precisamos enquanto educadores promover uma mudança, conforme a professora Leda Portal da PUCRS: "SER professor está hoje a exigir um novo perfil, uma nova postura, caracterizada por uma atitude: pró-ativa, critica, empreendedora, com habilidades de socialização, facilidades em e com equipes, num imperativo trazido pela planetarização, globalização, pelo conectar-se em um processo de interdependência, de colaboração, de cooperação, de interatividade que desafie a hiperespecialização, que limita, restringe, separa e fragmenta, impedindo de ver o global e onde o essencial se dilui, fechando-se em si mesmo (PORTAL, 2001, p.115)". Espero que tenha contribuído com tuas idéias.
Estou com muitas saudades, um forte abraço. Rosária

Luciana Betat disse...

Oi NEUSA,DEI UMA PASSADINHA AQUI PARA TE DESEJAR UM ÓTIMO FIM DE SEMANA E TE AGRADECER POR TUDO,PELA INDONDICIONAL PREOCUPAÇÃO QUE TENS DE AJUDAR AO PRÓXIMO!rEALMENTE TU ÉS MUITO ESPECIAL E TENS UM CORAÇÃO IMENSO.
TE ADORO E MAIS UMA VEZ OBRIGADA.
LU E TUA AMIGUINHA GREMISTA(que está com febre e já adormeceu)

Roberto Nogueira disse...

Olá Neusa,

O artigo citado foi escrito com o objetivo de despertar a magia que todo FORMADOR tem, mas que, frente às intempéries da vida pessoal e/ou profissional, se deixa obscurecer. Sei que não é fácil ser LUZ muitas vezes no fim do túnel de outras vidas, quando não, também na própria. Contudo, a chama da esperança precisa ser favorecida com a determinação implacável da responsabilidade e do entendimento sobre o PODER de ser EDUCADOR e de ter escolhido ou "caído" nessa área tão necessitada de atenção quanto imprescindível à vida humana que denominaram EDUCAÇÃO. Creio nisso, pois se assim não fosse, estaria estagnado e a mercê de todos aqueles e aquelas que não acreditam que A EDUCAÇÃO É A PORTA SEMPRE ABERTA PARA SE MOLDAR OU CONSTRUIR DESTINOS. Sua atitude em divulgar parte desse artigo é a concretude de que alguns ou muitos foram alcançados.
Grato por tudo,

Roberto Nogueira de Sousa Lopes (Pedagogo e Técnico Educacional) Ano 2011.