Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura, Sociedade.
ECS 11
Pólo Alvorada
Neusa Teresinha Dias Teixeira
Conversando no fórum do ECS 11, fazendo as visitas e lendo o texto “Desigualdades Educativas Estruturais no Brasil: Entre Estado, Privatização e Descentralização” fui absorvendo uma grande quantidade de informações que não poderia colocar todas neste momento. Vou citar algumas que me vêem de imediato talvez por eu defender com mais afinco e simpatizar mais. Sou totalmente favorável ao Programa Escola Tempo Integral.”A essência do projeto é a permanência da criança e do adolescente na escola, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, ampliando o aproveitamento escolar, resgatando a auto-estima e capacitando-o para atingir efetivamente a aprendizagem, sendo alternativa para redução dos índices de evasão, de repetência e de distorção idade/série. É a escola pública o tempo todo ao lado da comunidade”.Acredito e tenho esperança que um projeto desta espécie cumprido de fato como se propõe venha a ter excelentes resultados.
Mas entre projetos, conversas e leituras cheguei a seguinte conclusão: A escola pública (ensino fundamental – atualmente 1ª à 8ª série e ensino médio) não prepara o aluno para cursar a universidade pública. Já a escola particular prepara o aluno para cursar a universidade pública. Isto é uma distorção. Por que acontece?
Mas entre projetos, conversas e leituras cheguei a seguinte conclusão: A escola pública (ensino fundamental – atualmente 1ª à 8ª série e ensino médio) não prepara o aluno para cursar a universidade pública. Já a escola particular prepara o aluno para cursar a universidade pública. Isto é uma distorção. Por que acontece?
Um comentário:
Parabéns Neusa! É um prazer visitar teu blog sempre em dia. Convida teu grupo e participa do forum, no rooda. Um grande abraço, Vera
Postar um comentário