sábado, dezembro 16, 2006

ECS 11- Reflexões Pessoais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura, Sociedade.
ECS 11
Pólo Alvorada
Neusa Teresinha Dias Teixeira

Conversando no fórum do ECS 11, fazendo as visitas e lendo o texto “Desigualdades Educativas Estruturais no Brasil: Entre Estado, Privatização e Descentralização” fui absorvendo uma grande quantidade de informações que não poderia colocar todas neste momento. Vou citar algumas que me vêem de imediato talvez por eu defender com mais afinco e simpatizar mais. Sou totalmente favorável ao Programa Escola Tempo Integral.”A essência do projeto é a permanência da criança e do adolescente na escola, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, ampliando o aproveitamento escolar, resgatando a auto-estima e capacitando-o para atingir efetivamente a aprendizagem, sendo alternativa para redução dos índices de evasão, de repetência e de distorção idade/série. É a escola pública o tempo todo ao lado da comunidade”.Acredito e tenho esperança que um projeto desta espécie cumprido de fato como se propõe venha a ter excelentes resultados.
Mas entre projetos, conversas e leituras cheguei a seguinte conclusão: A escola pública (ensino fundamental – atualmente 1ª à 8ª série e ensino médio) não prepara o aluno para cursar a universidade pública. Já a escola particular prepara o aluno para cursar a universidade pública. Isto é uma distorção. Por que acontece?

Um comentário:

Vera disse...

Parabéns Neusa! É um prazer visitar teu blog sempre em dia. Convida teu grupo e participa do forum, no rooda. Um grande abraço, Vera