sábado, dezembro 23, 2006

ECS 10 Postagem Final

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura, Sociedade.
Semana 12 - ECS 10
Pólo Alvorada
Neusa Teresinha Dias Teixeira

Durante estes dias acompanhei os depoimentos das colegas sobre o ser professora / ser professor e estive em constante dilema sobre o que é o "meu" "ser professora" .
Muitas vezes ouvi de colegas dizerem que decidiram ser professoras porque gostavam de crianças. Acho importante, mas não é tudo.
Passei a me analisar e revendo toda a minha vida profissional como professora e como monitora de crianças com deficiências múltiplas observei que o "meu" "ser professora" foi um pouco de ser educadora, ser orientadora, ser mãe, ser amiga, ser confidente. Porém acho que o mais importante de tudo sempre foi o acreditar no que faço e jamais perder a esperança.
Para mim o "ser professora" é em todos os momentos em que trabalho com uma criança é ver nela um agente transformador da sociedade, mas com valores, consciente dos seus direitos, mas nunca esquecendo dos seus deveres e de que todos também têm os mesmos direitos e deveres, que não existem coisas meio certas e nem meio erradas. É fazer que se aproprie dos saberes que lhe são transmitidos na Escola e os utilize-os para enfrentar as situações que a vida vai lhe apresentar. "Ser professora" é aprender com a riqueza da bagagem que ela traz consigo para melhor dialogar com a criança e melhor inseri-la na aprendizagem; é poder se comunicar com a família para trazê-la para junto de si e juntos executarmos a tarefa da educação. "Ser professora" é respeitar a individualidade da criança, é promover a dupla troca de experiências e conhecimentos, é construir e interferir na realidade é organizar e trabalhar na construção de saberes. É valorizar o meio em que ela vive e ela ofereça naquilo que escolher, sempre o melhor de si."Ser professora" é se fazer ouvir por todos, crianças, comunidade, escola, direção, governos, pois a professora e aquela que realmente conhece a realidade da criança e as necessidades que ela e as crianças passam para melhor desenvolveram o processo de aprendizagem.
Como disse a colega Maria Jacques do Pólo de São Leopoldo: O professor que sabe usar e produzir diálogos não necessita mais de greves, visto que elas pouco ou de nada adiantam, é preciso espírito revolucionário, como os mestres da literatura, palavras... palavras são as nossas melhores armas. Na questão da valorização o nosso potencial está na afetividade, no respeito, na conscientização das massas como ressalta Freire, pois somente com uma ação cultural chegaremos a uma crítica racional e rigorosa à ideologia comprometida com a conscientização. Vejo aqui uma ótima oportunidade para usarmos as palavras.
Enfim, "ser professora" é se emocionar, é chorar, é sorrir, é dar boas gargalhadas com as coisas que nossas crianças dizem; é brigar, é discutir, é confraternizar com as colegas, com a direção, é reclamar do governo, e no final do ano é sofrer com as despedidas de nossos meninos e meninas e ao mesmo tempo a satisfação de saber que um pouquinho de nós ficou para eles e deles ficou para nós. Enfim de maneira certa ou não " EU AMO SER PROFESSORA ".

9 comentários:

Tatiana Gomes disse...

Desjo a ti e tua família muita luz, paz, amor e alegrias não só agora no Natal, mas sempre!

Marlene disse...

Olá,Neusa!!
Passei para te desejar um Feliz Natal e um ano com muita paz, saúde, amor e muitas conquistas!!!
Beijos
Marlene.

Ivana disse...

Feliz Natal!!! Muitas felicidades, saúde, paz, amor e realizações hoje e sempre. Beijos, Ivana

Vera disse...

Olá Neusa, como foi o natal?
O ano está terminando e o semestre também, estou conferindo as atividades. Parabéns, tudo em dia! foi um prazer acompanhar a tua caminhada até aqui. Um Feliz 2007 para ti e toda tua família! Até dia 3 em Alvorada, beijo, Ver@

ROSAURA KARST disse...

NEUSA

FELIZ ANO NOVO.

MUITA PAZ E SAÚDE, O RESTO A GENTE CORRE ATRAZ.

BEIJOS:)

Rosaura

EU TAMBÉM AMO SER PROFESSORA

Aline disse...

Olá Neusa!

Gostei muito do teu blog e de tuas publicações.
Você conseguiu organizar as atividades e relatos pessoais de uma forma bem legal!
Gostaria de comprimentá-la pela apresentação do teu memorial, eu fiquei motivada por ti a escrever e visitar os blogs dos colegas, coisa que eu fazia muito pouco.
Parabén por teu trabalho! beijos

Luciene Sobotyk disse...

Oi Neusa!Aindo estou sob o impacto de tua apresentação.Vc mostrou que ainda vale muito à pena vestir a camiseta do magistério.
Pessoas com a tua disposição são raras,hj em dia.Beijo grande,Luciene

Simone disse...

Olá Neusa!
Como foram as férias? Pronta para mais um semestre de curso? Assim
que o formulário de matrícula estiver disponível no site mandaremos um e-mail.
Lembro que as aulas começam dia 26 de março com encontro presencial no polo. Até lá! Um abraço, Simone - Tutora PEAD

Adriana Irigaray disse...

Muito bonita a mensagem da página do wiki. Tenha uma ótima semana.
Bjs..
Adri