domingo, junho 20, 2010

Trem do Meio Ambiente (ALL)


Esta semana fomos convidados para participar das atividades educativas do trem do Meio Ambiente da ALL (América Latina Logística). Foi uma ótima oportunidade de integrar o trabalho que estamos realizando em sala de aula com uma atividade fora da sala de aula o que motiva muito os alunos. O conteúdo desenvolvido em sala de aula reforçado com a preocupação de uma empresa possibilita que os alunos se sintam realmente participantes das expectativas e inquietações da sociedade mostrando-lhes a importância daquilo que estão trabalhando na escola.

Outra situação que foi de importância para eles foi a palestra que a nutricionista Profª Norma ministrou sobre “Vida Saudável” que foi por mim solicitada com o questionamento de uma aluna sobre o que eram calorias. Nesta oportunidade foi ressaltada a necessidade de uma alimentação variada, atividades físicas, higiene e principalmente horas de sono. Esta última em função do fato de muitos possuírem o hábito de ficar até tarde acordados jogando em computadores ou vídeos-game.

Percebo que a variedade de estratégias usadas para ministrar os conteúdos e a acolhida das questões que por menos que nos pareçam importantes surgem da sua curiosidade são ótimas motivações para voltar o seu interesse para o estudo.

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Neusa!

É muito bom possibilitar aos nossos alunos novas fontes de saberes, em outros locais e com outras pessoas. sem esquecer também de instigar o espírito investigativo e a curiosidade.

Grande abraço,
Vanessa