sábado, junho 19, 2010

Tomada de consciência


Ao rever as postagens que já fiz observo o quanto me sinto responsável pelos meus alunos. Pela sua aprendizagem, pelo seu crescimento como pessoas, pela sua satisfação em freqüentar a escola. Realmente, é assim que me sinto e mais que isso, o quanto me sinto ligada a eles afetivamente. Pequenos detalhes, pequenas tolerâncias em função de conhecer a vida que levam fazem uma enorme diferença na forma que eles vêem a escola e a aceitação das determinações das mesmas. Vejo que precisamos agir com firmeza e energia, entretanto ao mesmo tempo precisamos dar-lhes o amor que não possuem em função de famílias desestruturadas e pouca valorização de suas próprias vidas. Precisamos mostrar-lhes que os valores são importantes e não valores deturpados em função da mídia e da invasão da televisão em suas casas, mas valores que determinam a honestidade, o caráter e a busca de tornarem-se cidadãos críticos e transformadores de suas próprias vidas. Não sei se estou certa. Sempre me questiono quanto a isto. Mas o fato de sentir o aconchego deles quanto estão próximo a mim me diz que precisam de mim tanto quanto preciso deles. Na verdade estamos sempre numa troca de crescimentos e aprendizagens.

Outro fator importante é sentirem que confio neles e que em qualquer situação acredito que consigam ser honestos e vencer as dificuldades que se apresentarem.

Enfim, coisas que nunca coloquei antes, mas sempre acreditei.

Um comentário:

Beatriz disse...

Neusa amada, quando se é honesta como pessoa e profissional, não precisamos alardear. Todos sentem e sabem. Por isso sempre acreditei no teu trabalho, embora, em alguns momentos andastes em baixa. Mas isso não importa porque, o rumo tu tomastes e o caminho minha amiga, é, felizmente, sem volta. Felizes dos teus alunos
Um abração
Bea