domingo, junho 06, 2010

Descobertas


Tenho observado que através de contato com novas palavras ou conversas com situações desconhecidas para as crianças estão levando os mesmos a questionamentos. Isto tem sido bastante gratificante para mim, pois agora têm surgido novos interesses e oportunidades de acrescentar novas situações de aprendizagens para meus alunos. Um exemplo disto foi quando depois de uma conversa uma criança ligou a palavra praia com a palavra onda e depois com onda gigante. Em seguida ele me questionou sobre o que era “tsunami”. Achei ótimo e mais ainda quando ele me pediu para pesquisar isto quando tivesse acesso na sala de informática ao Google. Outra situação foi quando em uma história matemática surgiu uma afirmação que uma pessoa havia consumido em um dia 3000 calorias. Uma menina achou um absurdo que uma pessoa pudesse ingerir tantas calorias. Perguntei por que ela achava isto. Então ela me perguntou o que era calorias. Planejamos que vamos fazer um estudo juntos sobre isto. A cada dia que passa observo o crescimento da curiosidade deles e juntos estamos nos descobrindo parceiros nesta aprendizagem.

3 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Neusa!

Ao explorar estes questionamentos dos alunos, percebe-se as inúmeras possibilidades de projetos e trabalhos que podem ser desenvolvidos, não é mesmo? Sem contar que o trabalho se torna mais significativo para eles, pois parte de uma dúvida, de uma curiosidade...

Muito legal! Abraços,
Vanessa

Beatriz disse...

Que bom que eles estão se abrindo e comecem a perguntar. Vistes como podemos ver a rede de pensamentos funcionando? Aliás, isso é importantíssimo. Quantas vezes eles fazem uma pergunta que tem uma origem que não é a que pensamos ser pois estamos raciocinando em cima dos nossos conhecimentos prévios e não nos deles. Valeu!!
Um abração
Bea

Nara disse...

Olá,Neusa!
É ótimo quando proporcionamos oas alunos momentos de ação-reflexão-ação.E se isto for associado às novas tecnologias,excelente.Continue acreditando que a transformação da sociedade AINDA depende da Educação.
Beijos!!!Nara Bueno