sábado, abril 17, 2010

Onde foi que eu errei?

Ao retomar a semana de estágio percebo que lecionar tem sido travar uma constante batalha em busca de condições de trabalho adequadas ao que acredito como ideal. Além disto, lidar com frustrações como aconteceu num destes dias.

Encontrei um ex-aluno meu na hora do recreio. Ao tentar conversar com ele, percebi que ele me olhava como se eu fosse inimiga dele. Muitas vezes me pergunto se o trabalho que realizo é suficiente ou correto, pois se torna muito desgastante para eu receber notícias de alunos que passaram por mim, estarem presos no presídio central ou até mesmos mortos por assassinatos. Sem contar aqueles que agora são os chefes dos pontos de tráfico.

Sinto-me como uma mãe que se pergunta: “Onde foi que eu errei?”

4 comentários:

biapedag.blogspot.com disse...

Neusa , querida...
Na verdade, não depende só de nós, não é? Acho que podemos pensar em tudo o que fizemos e fazemos e sempre reavaliar. Mas não somos as únicas responsáveis ... a um conjunto de fatores que mobilizam e interferem negativa ou positivamente...
Neusa, continua fazendo o teu melhor. Vale a pena. Sempre há alguém que será beneficiado. Bjs

biapedag.blogspot.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
biapedag.blogspot.com disse...

ops! Considere "há um conjunto..." rs

Beatriz disse...

Neusa querida, temos que constantemente nos ver com essa pergunta. Mas, pensa o que a Bia te disse aqui ao lado: não somos as únicas responsáveis e , sem dúvida, não somos nem a principal causa. O importante é seguir fazendo o melhor ( nesse caso é superar o ensino tradicional)abrindo espaço para ouvir os alunos e trabalhar seus interesses. Um abração
Bea