domingo, abril 11, 2010

Elaboração do projeto do estágio

Ao elaborar o projeto do estágio surgiram muitas dúvidas.
Como conciliar conteúdos exigidos pela escola com assuntos do interesse do aluno e que sejam da vivência e da experiência vividas por eles. Tudo isto exige uma reflexão maior em torno das suas vivências e interesses deles. É possível? É claro. Evidentemente precisamos nos concentrar de uma maneira mais ampla nas suas realidades e anseios. No fundo todos eles querem saber de tudo, apenas não possuem um real estímulo para este caminho. Precisamos de certa forma sermos os seus norteadores e oferecer possibilidades para que determinem seus interesses.
Na verdade tenha a impressão que o nosso planejamento deve ser aberto e flexível para que no decorrer do tempo possamos adequar aos seus reais interesses.
Existe também a dificuldade como já havia comentado em uma postagem anterior a questão da avaliação. Tomei a liberdade de solicitar que eles registrem as suas descobertas em uma página aberta para cada um para que eu possa além do acompanhamento da observação, acompanhar como eles se descobrem aprendendo. Também estou providenciando para utilizar a auto-avaliação como um componente da avaliação final. Não estou ainda satisfeita e continuo buscando me aprofundar mais na avaliação inclusiva e apreciativa para utilizar neste projeto. Leituras efetuadas no semestre passado e em outras fontes que estou buscando tem me ajudado muito. Uma delas é a Revista Pátio da Artmed que possui artigos ótimos sobre o assunto e sobre educação e tecnologias na educação.

2 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Neusa!

O papel do professor no processo de aprendizagem é fundamental. Como registrou ele articulará este processo, ao mesmo tempo em que ficará atento para instigar os alunos a novas construções. Então te trouxe uma citação de Valente, 2002 que fala um pouco sobre este papel do professor:
Porém, tudo indica que somente ações espontâneas não são suficientes para gerar conhecimento. Estas construções necessitam de indivíduos mais experientes, que possam facilitar o processamento da informação ou a sua organização, de modo a tornar esse processo mais acessível.

Grande abraço,
Vanessa

Beatriz disse...

Neusa, essa tua reflexão me confirma tudo que eu encontro em ti: determinação e vontade de que tu e teus alunos experimentem o novo, chegando a resultados bem mais promissores. Vamos em frente!
Um abração
Bea