domingo, novembro 15, 2009

Educação de Jovens e Adultos


Lendo o texto de Marta Kohl de Oliveira percebo a importância de conhecer a situação e características do alunos da EJA. Se faz importante para a realização da prática pedagógica do professor o entendimento de uma clientela “não- crianças” , que em algum momento da sua aprendizagem tornaram-se excluídos do ambiente de aprendizagem e que possuem características próprias do seu grupo cultural com a sua forma de raciocínio e estratégias de aprendizagem e uma visão própria de ver o mundo e os seus acontecimentos.

Deve-se ter presente que o modelo pedagógico usado na escola regular com as crianças e adolescentes não é apropriado para ser aplicado com os alunos da EJA, inclusive o vocabulário e a sequência utilizada. Além disto, o letramento do indivíduo também é aspecto importante a se analisar no trabalho com jovens e adultos.

Dentro desta análise as dificuldades que estes indivíduos encontram no dia a dia para freqüentarem uma escola também devem ser observadas, pois são cidadãos que já estão no mercado de trabalho, muitos já possuem famílias as quais são responsáveis pelo sustento da mesma, com empregos que lhes exige em geral esforços físicos resultando em um cansaço no final do dia momento em que devem se dirigir para a escola. Desta forma, observa-se que o momento em poderiam estar descansando é o momento em que vão buscar o conhecimento e por isso é de grande importância a forma que são trabalhados pelo professor os conteúdos programados inclusive o que é determinado como tarefas.

Sendo assim, o conhecimento das individualidades e diferenças de cada um é um fator de grande importância para ser analisado pelo professor da EJA e a abordagem dos conteúdos ser adequada para este grupo com iguais características em certos aspectos, mas com aspectos diferenciados em outros que vão influenciar no sucesso da aprendizagem.

Ao realizar as entrevistas com os mesmos, notei uma alegria por parte de muitos de estarem descobrindo novos conhecimentos. É importante ressaltar que a entrevista foi feita com o ensino médio, portanto o nível de conhecimento e experiências é um pouco maior dos alunos da educação básica. Mostraram orgulho de estarem estudando permitindo inclusive que fosse feito fotos para publicação.


Um comentário:

Simone disse...

Olá Neusa!
Apontas questões bem importantes sobre a EJA. Trabalhar com educação de jovens e adultos parece ser um grande desafio. São alunos que tem muito a aprender, mas também muito a nos ensinar. É importante que o professor valorize os conhecimentos de seus alunos e ajude-os a descobrir tantos outros, respeitando e valorizando suas especificidades.
Um abraço, Simone - Tutora sede