sábado, maio 03, 2008

Falando em socialização...


Ao ler o livro recomendado pela Profª Cida*, chamou-me a atenção, o capítulo 2 que fala sobre “A Socialização da Criança” e as contradições que as escolas executam ao colocar o aluno em classes individuais, de preferência trabalhando sozinhos. Devo mencionar que não é esta a minha forma de trabalhar, pelo contrário, meus alunos trabalham sempre com as mesas em grupos mesmo que estejam fazendo trabalhos individuais, pois nem sempre é possível avaliarmos somente com trabalhos em grupo. Bem, continuando, estes grupos vão se modificando no decorrer do ano. Às vezes, aleatoriamente e outras de forma dirigida. Acho essencial esta troca entre eles até porque nem sempre a linguagem do professor atinge todas as crianças e já notei que uma mesma explicação dada por mim, feita na linguagem de um colega obtém melhores resultados para algumas crianças. A aula se torna menos silenciosa? Realmente, porém com a minha experiência de ministrar aulas de forma tradicional e extremamente disciplinada no silêncio não pude comprovar melhores resultado e muito menos interação entre os alunos.

Sempre me preocupa, porém o fato das crianças trabalharem em grupos, jogando, discutindo e interagindo até completarem a 4ª série (atualmente ainda de 8 anos de ensino fundamental ) e quando passam a freqüentar as aulas de 5ª série perdem este ambiente de interação e passam a ter que trabalhar individualmente, sem trocas porque temos dois significados do que é ensinar em uma mesma escola. Tenho certeza que não acontece só na minha escola e muitas vezes me pergunto se estou certa na minha maneira de agir ou não?

Tenho forma de modificar isto ou não? Devo voltar ao método tradicional de transmitir conteúdos ou não?

*Estudos Sociais, Teoria e Prática >Antunes, Aracy do Rego; Menandro,Heloísa Fesch;Paganelli, Tomoko Iyda


Nenhum comentário: