sábado, maio 17, 2008

Tomada de posição

Após a aula do dia 14 de maio, tirei um tempo para pensar sobre a discussão levantada no início da aula.

Já por algumas vezes ocorre a queixa da falta de tempo para realizar as tarefas do curso e não questiono as razões de ninguém para isto tendo em vista que eu mesma por vezes me sinto da mesma maneira. Porém quando isto acontece me vem à memória o momento em que a professora nos colocou que o curso que fazíamos compreendia uma carga horária de 25 horas semanais. Se eu realmente me dedicasse estas 25 horas semanalmente com total dedicação provavelmente eu conseguiria ter todas as tarefas em dia e muito provavelmente conseguiria fazer muito mais leituras do eu faço.

O que acontece é que considerando a vida tumultuada que levamos de mães, esposas, donas de casa, mulheres e professoras de classes de crianças que exigem muito da nossa atenção, muitas vezes estabelecemos novas prioridades e esquecemos de lembrar nosso comprometimento das 25 horas semanais.

Concordo que nossa carga horária de professora não se limita somente às 44 horas semanais como reza o nosso contrato (pelo menos para quem trabalha com o CAT no Estado). Quarenta horas são gastas em sala de aula, junto com as crianças e usamos muito mais do que 4 horas por semana planejando aulas, elaborando materiais didáticos e organizando, corrigindo avaliações e emitindo pareceres das mesmas. Logicamente para isto terminamos utilizando parte do tempo que deveríamos nos dedicar às tarefas do curso.

Desta forma, concluo que se não temos tempo, se temos carga horária de sessenta horas por semana, se não conseguimos dar conta do recado, não é certo atribuirmos responsabilidades aos nossos professores pois aos ingressarmos no curso, assumimos todas as particularidades dele sabendo que era à distância e que iríamos economizar o tempo de transportes, o desconforto de ficarmos horas sentadas em sala de aula e talvez até aulas teóricas bastante enfadonhas e pouco assimiláveis mas não economizaríamos dedicação, trabalho e comprometimento.

3 comentários:

Beatriz disse...

Neusa querida, te agradeço pela reflexão que fizestes acerca do início do nosso encontro no dia 14. A Iris e eu estávamos constrangidas e, ao mesmo tempo brabas, pois sabemos que o grupo é muito mias do que tem mostrado. Tomara que haja muitas Neusas na sala!!
Quanto ao blog, fico contente que retomastes o blog em profundidade o que torna um prazer a leitura do mesmo.Acredito que jávale noticia sobre o PIE.
Um abraço
Bea

Luciana Betat disse...

Oi Neusa,tempo,tempo,como conseguiremos administrar da melhor forma possível?Cada um tem um jeitinho especial de driblá-lo.
É assim que vamos levando o barco,conforme o jeitinho de cada um.
Beijos

ROSAURA KARST disse...

Neusa
Fizeste uma ótima reflexão sobre o nosso curso, realmente muitas vezes esquecemos do que nos comprometemos e ficamos a reclamar.
Beijos
Rosaura