segunda-feira, outubro 01, 2007

Novidades


Esta atividade que teremos que executar no final do semestre trouxe para mim a oportunidade de transmitir de alguma maneira a minha satisfação de estar fazendo este curso e ao mesmo tempo o quanto tem sido útil e agradável para eu colocar em prática formas de trabalhar que compartilho da opinião de serem mais eficazes para atingir objetivos diversos.
Uma grande modificação que fiz na forma de meu trabalho começou antes do recesso de julho quando procurei a direção da Escola e expus a minha idéia de trabalhar com a quarta série de uma forma diferente. Pensando em desenvolver a autonomia, confiança e elevar a auto-estima deles, comecei a realizar um trabalho parecido com o da Escola da Ponte. Combinei com eles, relação de conteúdos que seriam desenvolvidos no período de três semanas e junto, atividades fornecidas por mim em papel xerocado ou no próprio quadra-negro. Seriam conteúdos mesclados da necessidade do regimento da Escola e Plano de Estudo e alguns de acordo com os interesses e curiosidades deles. Depois de dado o planejamento para eles, seria fornecido em sala de aula material para pesquisa e fora da sala de aula poderiam buscar na biblioteca da Escola ou em outras fontes que tivessem oportunidade. Nos conteúdos matemáticos, primeiro fazem um estudo dirigido para depois dar a explicação nos aspectos solicitados por eles procurando dar-lhes sempre um exemplo próximo das suas próprias vivências. Sempre que encontram dificuldades buscam explicação individual e nas correções faço as explicações coletivas.Nas primeiras três semanas de setembro notei uma sensível diferença na forma de trabalho das crianças. Chegavam em sala de aula, sabendo o que iriam fazer, dentro da escolha deles do dia.
Cada um passou a ser responsável pelos resultados e andamento do seu trabalho. Quando achavam interessante trabalhavam em duplas ou eventualmente pediam opiniões para os colegas. Comparavam o que haviam selecionado para colocar nos trabalhos desenvolvidos e a turma passou a levar mais a sério os prazos e a necessidade de vencer os conteúdos. Nas primeiras três semanas, notei que o nº de aluno alunos que não corresponderam às expectativas foi menor que o nº de alunos que apresentavam problemas de freqüência, disciplina e interesse nos meses anteriores. Não sei se os resultados finais serão satisfatórios como espero, mas sei que a atitude deles em relação à escola mudou e aos poucos tento fazer novas adaptações para que consigam ser mais independente quando chegarem na 5ª série e mais organizados para que consigam aproveitar melhor o conteúdo dado. Quero principalmente que eles consigam desenvolver o senso crítico dos seus próprios trabalhados e do aproveitamento do que foi estudado.

3 comentários:

biapedag.blogspot.com disse...

Neusa! Parabéns! Que trabalho bonito estás fazendo com teus alunos...Imagino como tua turma deve estar integrada e participando com prazer. És uma professora consciente e atenta ao que de melhor podes proporcionar às crianças. Um beijo, amiga.

Luciene Sobotyk disse...

Oi Neusa querida!
Infelizmente não pude ir na presencial:meu filho chegou da escola com febre e tive que ficar em casa.parabéns por este trabalho.Tbém estou usando um trabalho que vi na escola da Ponte:o projeto PRECISO DE AJUDA.Lembra dele?Pois é,está bem legal!Mas não fui até a direção antes,implantei com eles e...pronto!Por minha conta e risco! (risos).Beijo enorme e bom final de semana,Luciene

Rosária disse...

Oi Neusa. Tudo bem? Estou com saudades. Parabés pelo dia do professor. És uma professora apaixonada!!! Um forte abraço. Rosária