quarta-feira, setembro 27, 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Nome: Neusa Teresinha Dias Teixeira
Pólo: Alvorada
Atividade: 1
Escola, Cultura e Sociedade-Abordagem sociocultural e antropológica - A
Escola, Projeto Político Pedagógico e Currículo - A

Quem sou ?


Durante grande parte da minha existência achei que me conhecia, que sabia o que eu queria e o que eu não havia realizado.
Ser uma pessoa que me sentia responsável por tudo que acontecia de negativo a minha volta custou-me anos de minha vida e de minhas realizações.
Orientada por minha mãe, tornei-me professora e mãe, realizando desta forma o que ela havia sonhado para mim (ou para ela, não sei).Ao refletir sobre isto, imagino que não saberia fazer outra coisa...
Dediquei-me ao magistério com a organização da minha mãe e a ideologia de meu pai que como professor na época do tecnicismo, viajou pelo mundo em busca do aperfeiçoamento do ensino a nível técnico e profissionalizante.Ele sempre buscou o novo, esteve sempre em busca da “sua ilha desconhecida”.
Sem perceber dirigia o meu trabalho com o objetivo de inserir de forma adequada o educando na sociedade que necessariamente o receberia como mais um integrante.
Durante seis anos me afastei do magistério por conta de uma enorme perda e durante dois anos como monitora de crianças com múltiplas deficiências reaprendi o valor de viver e voltei ao magistério.
Neste tempo em que estive afastada passei por um conhecimento de mim mesma; como Dan Millman* quando ia ao posto de gasolina conversar com o velho Sócrates tentando descobrir o seu interior e potencialidades (no meu caso seria a capacidade de aprender, executar e criar).Tais coisas eu já vinha desenvolvendo no exercício da minha profissão com as minhas crianças e colegas e principalmente no meu exercício de mãe, esposa e amiga.
Muitas vezes sair de dentro de mim mesma e observar-me constatando que eu devia organizar os porões escuros e esquecidos da minha existência, era sofrido e exigia coragem e muita energia.Era preciso iluminá-los e organizá-los e quando conseguia me proporcionava muita paz, alegria e um enorme bem estar.
Sou extremamente crítica em relação ao meu trabalho, inquieta e passei a acreditar que ainda poderia ser muito produtiva nesta minha jornada de educadora.
Acredito realmente estar no momento ideal de buscar a melhor forma de colaborar para que nossas crianças atinjam a plenitude de seu desenvolvimento e como cidadãos conscientes possam contribuir para um futuro melhor para o meu estado, para o meu país.
Com muita segurança, humildade e serenidade, assumo que pouco sei e que muito quero saber sobre este novo mundo que se encontra em constante transformação.Neste momento da minha vida não posso deixar para trás minhas crenças e saberes, mas posso aperfeiçoá-los e selecioná-los para os unir a bagagem de conhecimentos e experiências que vou me apropriar, vivenciar para com isto encontrar a minha realização como profissional da educação.
Deixo, porém, um grande ponto de interrogação que me aflige: “Como executar um bom trabalho dentro de uma Escola, quando esta (direção, professores, funcionários e comunidade) não coloca a criança como o seu objetivo maior?”
*Dan Millman - O Caminho do Guerreiro Pacífico - Pensamento, 1992, São Paulo.



4 comentários:

ROSAURA KARST disse...

Neusa!

Pelo seu relato acredito que todos estamos neste barco para fazer a diferença, então vamos lutar para mudar esta realidade, pois somos pessoas pensantes se neste processo conseguirmos salvar um, dois....ou até quem sabe mil seremos vitoriosas, mas não podemos deixar o sistema nos frustar, pois juntas temos muito mais força que ele.

Olhei sua página pessoal e lá só consta o nome de sua escola estou curiosa para ver e ler as novidades da mesma.

Bom final de semana.

Beijos Rosaura

ROSAURA KARST disse...

Neusa

Temos aula presencial dia 04/10/2006, às 18:30 te espero lá.

Beijos Rosaura

ROSAURA KARST disse...

oi Neusa

Já estamos indo para terceira atividade, se caso ainda tenha dúvidas em executá-las, vá até a página do Http://peadalvorada.pbwiki.com -que tem o passo-a-passo de como fazê-las, na referida página abaixo do nome das tutoras tem Escola, Cultura e Sociedade click ali e vai abrir um link à direita da página inicio a disciplina click em atividades então vai a parecer uma tabela nesta tabela tem todas as atividades que devemos fazer e o passo-a-passo de como executá-las inclusive os prazos de entrega.

Qualquer dúvida estou no aguardo.

Beijos Rosaura

marili futura pedagoga disse...

Neusa!! Não somos muito diferente,pois,lendo a tua postagem me senti parte dela. Sou professora também por influencias familiares,no meio de dez filhas mulheres,todas profissionais da educação eu me encontrei nesse mundo cheio de desafios.Para mim vejo que sou necessária e a cada dia que passa me sinto mais responçavel pela transformação desse processo que me cabe.Estamos juntas nessa e tenho certeza que fazemos parte dessa busca encansável e desafiadora de nosso saber.Adorei o teu relato temos muitas coisas incomuns,sabe porque? Somos vitoriosas. Um beijinho da colega Marili.