quinta-feira, outubro 22, 2009

Como alfabetizar?

Durante todo este tempo de magistério, resisti ao trabalho com classes de alfabetização por não me achar preparada para tal missão. A partir do quarto semestre, me senti suficientemente madura (ou quase) para me arriscar a esta tarefa e então solicitei a direção uma classe de alfabetização. Com um pouco de insegurança, mas com muita disposição desenvolvi este trabalho no ano que passou e me senti muito gratificada com os resultados. Este ano a escola adotou o método fonético e apesar da maioria da turma estar lendo e escrevendo, não achei que foi o melhor caminho. Como todas as metodologias, existem os aspectos positivos e negativos. Porém durante todo o processo, percebia nas crianças as etapas da aprendizagem da leitura e da escrita abordadas por Emília Ferreiro e Ana Teberoski.

Este fato me inquietava constantemente, concluindo que o trabalho com o método não estava apropriado nem para mim e nem para as crianças, considerando a diversidade de conhecimentos prévios que cada criança trazia para a escola. Acredito que o professor só conseguirá um bom trabalho e bons resultados se acreditar naquilo que estiver utilizando e aplicando. Enfim, foi um ano de dúvidas, inquietações e desestruturação nas minhas certezas estruturais. Com a aula de quarta-feira, EJA e Didática, apesar de termos tratado com a alfabetização de jovens e adultos, passei a reorganizar meus critérios e conceitos sobre este tema e conferir algumas idéias que já povoavam os meus pensamentos a respeito de como alfabetizar uma criança. Tenho ainda muito estudo e leituras para fazer, mas acho que já defini o que vou buscar e realizar daqui para frente referente a este contexto e aquilo que acredito.

A satisfação de ver e constatar a evolução e a formulação de hipóteses de uma criança na aquisição da leitura e escrita é superior a qualquer dificuldade e esforço que se tem pela necessidade de um atendimento individualizado para nossos educandos.

Um comentário:

Daiane Grassi disse...

Olá Neusa, excelentes reflexões! Trouxeste eu teus posts, reflexões, evidências, argumentações e posicionamentos! Pelo visto alfabetização e EJA são dois temas que te desafiaram neste mês de outubro. Pois bem Neusa, não esqueça que temos outras interdisciplinas em andamento e os registros das aprendizagens relacionadas a elas serão importantíssimos para teu portfólio final. Um abração, Daiane.