sábado, abril 28, 2007

Tempo para absorver conteúdos


Certa vez, em uma situação de muito sofrimento para mim e meu marido, um médico disse que precisavamos “metabolizar” o que estava acontecendo. Nunca mais esqueci esta expressão e com o tempo fui entendendo o que ele quis dizer com isto. Acho que tudo precisa ser absorvido e metabolizado, tanto pelo nosso organismo como pelo nosso cérebro, inclusive o conhecimento. Na aula inaugural de “Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I” a professora comentou que tinhamos muito conteúdo para trabalhar e levaríamos um tempo paera absorvê-los. Realmente, não sei se só eu tenho esta dificuldade, mas, sinto que o que eu vejo e leio dos conteúdos em uma semana, depois de alguns dias compreendo e administro de forma diferente, tomando consciência dos mesmos de outras formas. Acho que esta é a caminhada da apropriação dos conhecimentos.

9 comentários:

Rosária disse...

Oi Neusa. Com certeza o tempo auxilia na compreensão de muitos fatos. Hoje foi um dia difícil aqui na escola. Precisei encaminhar um colega para coordenadoria. A carga horária dele estava em setor. "Ossos do ofício", mas doeu. Passei por aqui por que adoro conversar contigo. Te admiro muito. Um forte abraço.

biapedag.blogspot.com disse...

Oi, Neusa! Que bom que me visitaste e ouviste o Andrea a a Sarah! Lindo, não é? Realmente vou ficar na escola, na quarta. Mas vou sentir saudades do nosso retorno e das nossas risadas logo depois que a aula acaba. rs Pense que enquanto vcs estarão na aula eu estarei na escola...mas para não sentir muita saudade "um pouco do pólo" vai até onde estou: estaremos recebendo o grupo de flautas do Florestan. Vai ser o máximo!! depois conto pra vcs! Bjs. Adorei teu blog!

mauranunes.com disse...

Oi, Neusa!
Vim aqui retribuir o carinho deixado no meu blog! Tens a minha admiração e meu apoio sempre. Estou aqui, observando o teu percurso, vibrando e aprendendo muito com isso também!
Beijo e um abração!

carem disse...

OI!!!!!!!!!
Lembras de mim colega?
Passei por aqui para refletir, adoro visitar-te!
Vamos metabolizar e aprender muito...
Abraços virtuais!!!!!
Carem

ROSAURA KARST disse...

Bom Dia!
Neusa

com certeza só absorvemos se tivermos conciência do que será absorvido.
Beijos e Feliz dia das Mães.

Kátia Diehl. disse...

Oi Neusa ! O tempo de fato é o nosso grande amigo, que faz os sentimentos e conhecimentos amadurecerem e ficarem " metabolizados ", absorvidos e assim tudo fica mais leve e tranqüilo ! Tenha certeza de que não és a única preocupada com a grande quantidade de textos !
Eu já estou ficando apavorada e só penso nos prazos de entrega !!!
Vamos em frente !!!
Um grande abraço !!!

Luciene Sobotyk disse...

Oi Neusa!!Todos estamos atordoados com os textos,ms somos fortes e conseguiremos vencer as dificuldades.Bom início de semana.Beijos,Luciene

Unknown disse...

Oi Neusa, certamente temos muito o que compartilhar...Muito obrigada pelo carinho! Um grande abraço! Joci

Daiane Grassi disse...

Olá Neusa querida, como está? Absorvendo e metabolizando?! Risos! Contudo, não esqueça de registrar/atualizar a tua trajetória "PEADiana" em teu blog! Estamos te acompanhando, ok?! Abraços e bom find! Daiane