sábado, junho 14, 2008

Momentos de reflexão e alegria


Cada bocado de mim,

é fruto daquilo que colhi,

de todas as pessoas

que encontrei na vida...

HeLeNa

Por algum motivo que provavelmente tenho consciência apenas não me permito falar, estive a ponto de desistir deste curso e de todas as atividades as quais me propus este ano.

Ainda estou lutando para dar continuidade em tudo apesar de isto exigir uma força muito grande e uma energia que às vezes penso não ter mais por causa da idade e das minhas limitações. Mas enfim os pequenos grandes momentos que meus alunos me proporcionam de felicidade repõem o que preciso para continuar na corrida.

Na Escola temos um projeto de alunos monitores. São alunos do turno da manhã que são os maiores, que voluntariamente se oferecem para acompanhar as turmas dos menores, auxiliando as professoras com as necessidades dos pequenos. Auxiliam no horário de recreação, em sala de aula, etc. Ao mesmo tempo, estas crianças que não possuem recursos para outras atividades e que normalmente ficam pela rua, dentro da vila mal acompanhados, têm na Escola um lugar de socialização e treinamento para a vida na comunidade. Chamou-me muito a atenção atitudes de um menino, meu aluno pela manhã e que me auxilia à tarde.

Quando os pequenos estão trabalhando, ele fica passando pelos grupos e observando o trabalho deles e nesta observação ele teve a sensibilidade de observar uma menina que pintava os desenhos só de uma cor só. Assim ele se dirigiu a mim e comentou em voz baixa o ocorrido acrescentando que achava que ela estava fazendo isto porque não tinha os lápis de cor. Perguntou se podia oferecer os lápis de cor dos potes coletivos que preparo no começo do ano. Em outra oportunidade uma menina saiu para ir ao banheiro e ele achou que ela estava demorando a voltar. Vendo que estava envolvida com o trabalho das crianças, ele solicitou que a sua colega, também minha aluna da turma da manhã fosse ao banheiro para saber se ela precisava de alguma coisa. (E realmente precisava. Precisava de mais papel). Assim vejo que este projeto desenvolve muito nas crianças o espírito do trabalho em equipe, a sensibilidade e a responsabilidade dos educandos tornando-os mais participantes do seu meio e de sua comunidade. Só por isto já vale continuar insistindo e não desistir.

4 comentários:

Rosária disse...

Olá querida amiga!
Fico feliz por saber que este pensamento não se concretizou, pois eu ficaria sem minha maior companheira. Ás vezes, passo pelo teu blog e Wiki só não consigo postar, por falta de tempo. É uma correria enorme, as coisas estão complicadas e não é pela minha idade ou limitações, é por falta de tempo mesmo, parece que tudo está acontecendo muito rápido. Ou eu virei uma lesma. Saiba que sempre pode contar comigo. Te adoro. Um abração!!! Rosária

biapedag.blogspot.com disse...

Neusa! Percebes a diferença que fazes na vida desses alunos? Tens noção de que muito do que levaste de novo, muitas mudanças de postura e benefícios aos teus alunos são resultados de tuas reflexões e ações a partir do PEAD? E quanto mais ainda pode vir! Dá uma olhada no novo vídeo "para pensar" que foi postado a página do wiki Alvorada... Nem pense em desistir! Há muito coisa a fazer! Bjs

Luciana Betat disse...

Oi Neusa,tire esas idéias da cabeça,tens um ótimo potencial,como professor,como ser humano.
Como a Bia falou,tu fazes a diferença para teus pequenos e eles precisam de ti.
Dá um grito quando precisares,podes contar comigo,força para proseguir,e desistir,nem pensar!!!
Conte comigo,sempre.

Beatriz disse...

Credo!! Que susto que me destes amiga!! Como podes pensar nisso qdo vês o que podes fazer com teus pequenos? E o qto eles podem fazer por ti?
Tomara que a nuvem negra já tenha "chovido", lavando toda a poluição que ela continha e, agora, só tenhas lindas gotas de água e um sol que as faz brilhar.
Um abração
Bea