domingo, junho 20, 2010

Correio do Povo - 15062010

Trem do Meio Ambiente (ALL)


Esta semana fomos convidados para participar das atividades educativas do trem do Meio Ambiente da ALL (América Latina Logística). Foi uma ótima oportunidade de integrar o trabalho que estamos realizando em sala de aula com uma atividade fora da sala de aula o que motiva muito os alunos. O conteúdo desenvolvido em sala de aula reforçado com a preocupação de uma empresa possibilita que os alunos se sintam realmente participantes das expectativas e inquietações da sociedade mostrando-lhes a importância daquilo que estão trabalhando na escola.

Outra situação que foi de importância para eles foi a palestra que a nutricionista Profª Norma ministrou sobre “Vida Saudável” que foi por mim solicitada com o questionamento de uma aluna sobre o que eram calorias. Nesta oportunidade foi ressaltada a necessidade de uma alimentação variada, atividades físicas, higiene e principalmente horas de sono. Esta última em função do fato de muitos possuírem o hábito de ficar até tarde acordados jogando em computadores ou vídeos-game.

Percebo que a variedade de estratégias usadas para ministrar os conteúdos e a acolhida das questões que por menos que nos pareçam importantes surgem da sua curiosidade são ótimas motivações para voltar o seu interesse para o estudo.

sábado, junho 19, 2010

Tomada de consciência


Ao rever as postagens que já fiz observo o quanto me sinto responsável pelos meus alunos. Pela sua aprendizagem, pelo seu crescimento como pessoas, pela sua satisfação em freqüentar a escola. Realmente, é assim que me sinto e mais que isso, o quanto me sinto ligada a eles afetivamente. Pequenos detalhes, pequenas tolerâncias em função de conhecer a vida que levam fazem uma enorme diferença na forma que eles vêem a escola e a aceitação das determinações das mesmas. Vejo que precisamos agir com firmeza e energia, entretanto ao mesmo tempo precisamos dar-lhes o amor que não possuem em função de famílias desestruturadas e pouca valorização de suas próprias vidas. Precisamos mostrar-lhes que os valores são importantes e não valores deturpados em função da mídia e da invasão da televisão em suas casas, mas valores que determinam a honestidade, o caráter e a busca de tornarem-se cidadãos críticos e transformadores de suas próprias vidas. Não sei se estou certa. Sempre me questiono quanto a isto. Mas o fato de sentir o aconchego deles quanto estão próximo a mim me diz que precisam de mim tanto quanto preciso deles. Na verdade estamos sempre numa troca de crescimentos e aprendizagens.

Outro fator importante é sentirem que confio neles e que em qualquer situação acredito que consigam ser honestos e vencer as dificuldades que se apresentarem.

Enfim, coisas que nunca coloquei antes, mas sempre acreditei.

domingo, junho 13, 2010

Acreditando...



Sempre acreditei na necessidade de estabelecer uma ligação de afeto com as crianças principalmente no caso de crianças de periferia, que não possuem a felicidade e a sorte de uma mãe presente constantemente em suas vidas, pois muitas precisam trabalhar para ajudar nas despesas domésticas e até mesmo são as únicas provedoras do sustento da família. Além disto, atualmente muitas mães têm saído até mesmo para estudar em vista de não terem aproveitado na época que lhes era permitido. Desta forma as crianças precisam de alguém mais para estimulá-las e darem a atenção que muitas precisam por diversos fatores que não seria necessário enumerá-los. Tenho aplicado o que acredito com os meus alunos e tenho conseguido bons resultados apesar de saber que num grande universo de vidas, não atingirei todas como desejaria. Outra prática que exercito na minha atividade de educadora é procurar trazer sempre novidades para tornar as aulas mais gratificantes e agradáveis. Durante este estágio com orientação estou cada vez mais convencido daquilo que acredito e meus alunos tem me dado excelente retorno nas suas atividades. Sinto o quanto eles cresceram em relação ao despertar da curiosidade, dos interesses em relação à informática e nas atitudes em relação aos seus colegas. É claro que muitas coisas ainda podem ficar melhor, será apenas uma questão de não desanimar e continuar com os meus objetivos.

domingo, junho 06, 2010

Descobertas


Tenho observado que através de contato com novas palavras ou conversas com situações desconhecidas para as crianças estão levando os mesmos a questionamentos. Isto tem sido bastante gratificante para mim, pois agora têm surgido novos interesses e oportunidades de acrescentar novas situações de aprendizagens para meus alunos. Um exemplo disto foi quando depois de uma conversa uma criança ligou a palavra praia com a palavra onda e depois com onda gigante. Em seguida ele me questionou sobre o que era “tsunami”. Achei ótimo e mais ainda quando ele me pediu para pesquisar isto quando tivesse acesso na sala de informática ao Google. Outra situação foi quando em uma história matemática surgiu uma afirmação que uma pessoa havia consumido em um dia 3000 calorias. Uma menina achou um absurdo que uma pessoa pudesse ingerir tantas calorias. Perguntei por que ela achava isto. Então ela me perguntou o que era calorias. Planejamos que vamos fazer um estudo juntos sobre isto. A cada dia que passa observo o crescimento da curiosidade deles e juntos estamos nos descobrindo parceiros nesta aprendizagem.

sexta-feira, junho 04, 2010

Orientações


Achei bastante esclarecedor e estimulante o encontro com a supervisora e tutora do meu estágio. Algumas dúvidas que tinha a respeito do meu trabalho foram esclarecidas além da orientação sobre o trabalho do relatório. Detalhes abordados em relação aos trabalhos em geral também me serviram para que eu possa melhorar a minha prática. Os comentários incentivadores que recebi são elementos importantes para minha orientação e auto-estima no sentido de que a linha que estou seguindo está bem direcionada.