quinta-feira, outubro 22, 2009

Como alfabetizar?

Durante todo este tempo de magistério, resisti ao trabalho com classes de alfabetização por não me achar preparada para tal missão. A partir do quarto semestre, me senti suficientemente madura (ou quase) para me arriscar a esta tarefa e então solicitei a direção uma classe de alfabetização. Com um pouco de insegurança, mas com muita disposição desenvolvi este trabalho no ano que passou e me senti muito gratificada com os resultados. Este ano a escola adotou o método fonético e apesar da maioria da turma estar lendo e escrevendo, não achei que foi o melhor caminho. Como todas as metodologias, existem os aspectos positivos e negativos. Porém durante todo o processo, percebia nas crianças as etapas da aprendizagem da leitura e da escrita abordadas por Emília Ferreiro e Ana Teberoski.

Este fato me inquietava constantemente, concluindo que o trabalho com o método não estava apropriado nem para mim e nem para as crianças, considerando a diversidade de conhecimentos prévios que cada criança trazia para a escola. Acredito que o professor só conseguirá um bom trabalho e bons resultados se acreditar naquilo que estiver utilizando e aplicando. Enfim, foi um ano de dúvidas, inquietações e desestruturação nas minhas certezas estruturais. Com a aula de quarta-feira, EJA e Didática, apesar de termos tratado com a alfabetização de jovens e adultos, passei a reorganizar meus critérios e conceitos sobre este tema e conferir algumas idéias que já povoavam os meus pensamentos a respeito de como alfabetizar uma criança. Tenho ainda muito estudo e leituras para fazer, mas acho que já defini o que vou buscar e realizar daqui para frente referente a este contexto e aquilo que acredito.

A satisfação de ver e constatar a evolução e a formulação de hipóteses de uma criança na aquisição da leitura e escrita é superior a qualquer dificuldade e esforço que se tem pela necessidade de um atendimento individualizado para nossos educandos.

segunda-feira, outubro 19, 2009

Alfabetização de Adultos


Ao participar do fórum do EJA onde o assunto tratado é sobre a Alfabetização de Adultos, observo que é importante que este trabalho seja significativo para os alunos através das palavras que são usadas e dos recursos que são utilizados caso contrário, o aprender a ler e escrever perderá o sentido para todo o esforço que os alunos deste segmento precisam empenhar após um dia de trabalho muitas vezes desgastante fisicamente para atingirem tais objetivos. As palavras lidas e escritas precisam tornar-se ferramentas no exercício de sua cidadania e meios nas reivindicações de seus direitos e transformação da realidade que vivem.