quarta-feira, junho 17, 2009

Difícil



A cada semestre que passa novas alegrias e outras profundas frustrações vem se acumulando na bagagem de minha experiência. Não tem sido fácil, apesar de ser bastante prazeroso conciliar todas estas atividades, mas não deixo de me sentir capaz de realizá-las. Só lamento que muitas vezes as pessoas fazem julgamentos não respeitando a individualidade das pessoas. Não tenho o hábito de ficar enumerando todas as minhas atividades e compromissos porque se os tenho a responsabilidade é minha, porém acho que quando fizermos julgamentos torna-se necessário conhecermos as realidades para não cometermos injustiças. Como tudo na vida aprendemos com as nossas experiências e estes acontecimentos na minha vida proporcionam aprendizado para a minha profissão permitindo que eu não incorra no mesmo erro com minhas crianças e colegas.

domingo, junho 14, 2009

Educação


Outra disciplina que me traz muita satisfação de trabalhar é Filosofia da Educação. A leitura de Adorno e Kant me ajudaram a refletir muito sobre a minha profissão.

Infelizmente ainda não encontramos o modelo ideal para trabalhar com nossas crianças e adolescentes, mas o importante para mim é claro, é que estamos sempre buscando o melhor e de alguma maneira vamos colhendo bons frutos com o nosso trabalho.

Como já comentei outras vezes, tenho duas meninas alunas da manhã, da turma de quarta série que passam a tarde toda comigo, auxiliando no atendimento do 1º ano e ao mesmo tempo fazem o tema e não ficam na rua. Elas tem se mostrado excelentes “cuidadoras” de crianças sabendo lhes dar limite e carinho. Quem sabe não serão no futuro, “educadoras".

Projeto de Aprendizagem 2



Continuo com as pesquisas do Projeto de Aprendizagem. Tenho muito prazer em trabalhar desta forma. O mais importante é realmente comprovar que através desta forma de aprender, os conhecimentos adquiridos se tornam parte da nossa vida e proporcionam uma certa elevação na nossa auto-estima. A busca do entender é cansativa, entretanto também é muito satisfatória. Estou ansiosa pela implantação da banda larga no nosso laboratório de informática para poder trabalhar com minhas crianças como “gente grande”.