segunda-feira, setembro 29, 2008

Então...


De repente me surpreendi lembrando de como mudei desde que comecei a cursar o PEAD. Quando terminamos o semestre no nosso Portfólio consta a nossa transformação como pessoas e como educadores, e ao imaginar o que colocaria no meu, neste final de semestre revivi os anteriores onde sempre tinha algo para acrescentar. Na verdade tem sido um trajeto de enriquecimento como ser humano onde a aprendizagem não ficou somente no conhecimento de conteúdo, mas principalmente, no conhecimento de nós mesmos, na nossa transformação como pessoas e profissionais melhores e principalmente mais confiantes no exercício de nossa profissão.

domingo, setembro 21, 2008

Acampamento Farroupilha


Como todos os anos, levamos nossas crianças para a visita ao "Acampamento Farroupilha" nesta semana que passou.
Eles participaram no Centro de Eventos do Parque Harmonia de uma contação de histórias( A sopa de pedras) e uma apresentação de danças gaúchas.
São momentos de muita alegria quando saímos. Os alunos maiores (4ªsérie) mostraram responsabilidade ao acompanhar os pequenos(2ºano) e transmitir segurança a eles com a sua companhia.
Na volta perguntavam quando sairíamos novamente.

Vivenciando o nosso folclore



No mês de agosto realizamos um trabalho de resgate de brincadeira e cantigas do nosso folclore. Nossos alunos não aprenderam as brincadeiras e canções que foram para nós ensinadas através dos nossos pais e irmãos mais velhos que por sua vez aprenderam com avós, tios e crianças na rua. Esta conexão de nosso folclore está se perdendo por causa da televisão e meios de comunicação que bombardeiam a nossa casa todo o dia com brinquedos eletrônicos fazendo com que nossas crianças passem grande parte do tempo assistindo a TV e jogando nos vídeos games. Foi um trabalho muito interessante e gratificante. Voltamos a brincar de roda e cantar como crianças.

Projeto ( continuação)



Dia 2 de setembro esteve na minha sala de aula da 4ª série a estudante de arquitetura e que já exerce atividades com "Design de interiores", Mariana Saraiva. Durante a conversa alunos que gostam de desenho se interessaram em saber o que era necessário para o tipo de profissão que ela desempenha. Brincaram de escolher cores de tinta, tapetes, cortinas para decorar a casa com o material de amostras que apresentou para eles. Através da sua presença tomamos conhecimento das atribuições da Engenharia e da Arquitetura e Paisagismo Urbano. São momentos de descontração e aquisição de conhecimentos de uma forma muito agradável.

sábado, setembro 20, 2008

Retomando...

Estive tão envolvida com o nosso PA que terminei não postando nestas duas semanas. Respondendo a pergunta da Profª Iris, o trabalho que estava sendo desenvolvido no curso de formação "Conviver Aprender" era diferente no sentido que tínhamos já determinado o que desenvolveríamos nas oficinas e este trabalho de elaboração de mapas seria desenvolvido pelos educandos das oficinas. Neste trabalho que estamos desenvolvendo somos responsáveis pelo assunto ( pergunta que elaboramos) e somos nós que buscamos a nossa aprendizagem, pesquisando, elaborando e relacionando os nossos conhecimentos. Cheguei a conclusão que é muito melhor estarmos na condição de alunos atualmente. O leque de possiblidades de recursos e informações que estão a nossa disposição para construir o conhecimento é simplesmente inacreditável pelo menos para mim que tive meus estudos concentrados na década de 70. Por vezes, fico tão envolvida no trabalho que perco a noção do tempo em que me dedico a ele. Preciso sempre estar atenta porque outras interdisplinas fazem parte da minha formação.

domingo, setembro 07, 2008

Projetos de Aprendizagem

Apesar de já ter trabalhado antes em um curso, estou bastante entusiasmada com esta interdisciplina.
Participar da construção da aprendizagem torna o trabalho desafiador e prazeiroso.
Sinto dificuldade na comunicação com algumas colegas mas mesmo assim está fluindo de maneira satisfatória.