domingo, agosto 31, 2008

Conhecendo-me melhor


Com o trabalho de Psicologia da Vida Adulta, observei e constatei que as etapas e características das mesmas não são fixas, pois existem pessoas que apresentam características de uma etapa mais tardia antes do previsto e que os acontecimentos da vida das pessoas, influenciam em antecipação de comportamentos. Coloco este posicionamento porque percebi por este estudo que após sofrer a perda da minha filha e passar pelo processo de recuperação de minha vida, características que viria a ter num momento mais tardio na minha vida passei apresentar antes. Principalmente no que se refere à tolerância e aceitação das coisas.

terça-feira, agosto 26, 2008

Repercussão do trabalho

No Caderno de Reabilitação de agosto/2008, consta a reportagem da visita do atleta paraolímpico, esgrimista e artista plástico André Luiz Nunes Antunes à nossa Escola, ocasião em que conversou com a minha turma de 4ªsérie integrando o projeto de palestras de profissionais. No texto é mencionado o carinho com que foi recepcionado pelos alunos.

domingo, agosto 24, 2008

Mudanças no Estado

Com a execução da primeira atividade da interdisciplina Organização e Gestão da Educação adquiri uma maior consciência do enfraquecimento do Estado perante as novas regras da economia e globalização. Em função do desenvolvimento tecnológico se torna necessário à formação de cidadão mais preparado para o mercado e para a interação no âmbito internacional. Esta formação é função da Escola e a Educação não tem recebido a atenção necessária para cumprir a sua missão. Falta investimento nesta área e também na área de bem-estar do cidadão para que a produção seja satisfatória. O Governo falha ao transferir as suas responsabilidades para outros não permitindo que tenhamos mão de obra qualificada para as demandas que o mercado apresenta.E o que fazer?

imagem retirada de : http://dn.sapo.pt/2006/12/06/sociedade/pelo_menos_2500_alunos_estao_apoio_e.html

Projetos de Aprendizagem

Estou bastante empolgada com o trabalho de Projetos de Aprendizagem. O estímulo para pesquisa se tornou mais intenso e também a necessidade de comunicação com as colegas do grupo. Espero que seja bastante gratificante.

Na verdade sinto como se voltasse a minha época de Escola que sentia curiosidade sobre os diversos assuntos que eram comentados pelos meus irmãos mais velhos e tentava descobrir algo mais. As respostas eram que mais tarde eu iria aprender ou então me respondiam com algo que não era exatamente sobre aquilo que eu tinha curiosidade.

Estou até achando que vou me obrigar a conseguir mais tempo para me dedicar ao curso.

sábado, agosto 16, 2008

Primeiro Ouro do Brasil


Motivo de muito orgulho e alegria para todos nós brasileiros.
Ouvir o Hino Nacional tocar numa premiação de Olimpíada é sempre um orgulho para todos nós.
A Emoção não foi só do atleta, mas principalmente nossa que estávamos torcendo por ele.
César Cielo- medalha de ouro 50m natação

USO RESPONSÁVEL DA INTERNET


Participei dia 14/08 de um seminário onde se tratou sobre o Uso Responsável da Internet. Foi organizado Departamento Pedagógico e Central de Apoio Tecnológico à Educação da Secretaria de Educação do Estado. Um destaque à palestrante professora Sônia Bier que falou sobre a Internet na Sala de Aula Digital e a palestrante Danielle Lourenço- Especialista em Tecnologias Responsáveis. Na ocasião tomamos conhecimento de uma Organização Não Governamental ( CDI) que em parceria com a GVT, organizou uma cartilha sobre o uso responsável da Internet.
Neste site encontra-se o download da cartilha e um filme de sete minutos que fala através de desenhos animados sobre o assunto. Vale a pena conferir e pesquisar mais sobre o assunto.

quinta-feira, agosto 14, 2008

Aula Presencial


Neste mesmo dia ( 13/08) participamos no Pólo de Alvorada de nossa primeira aula presencial do Semestre. Tivemos esclarecimentos da Coordenação do Curso através da professora Rosane Aragon de Nevado e o início do trabalho que será desenvolvido no seminário integrador sobre "Projetos de Aprendizagem".
Gosto muito deste assunto. Espero que seja bem proveitoso.

Continuando Meu Projeto



Dia 13/08, quarta-feira teve a continuidade de meu projeto, onde levo profissionais para conversarem com as crianças da quarta série para falarem sobre sua profissão, sua caminhada e suas dificuldades. Desta vez tiveram contato com o Professor de História Mateus Saraiva, da Escola Província de São Pedro que estabeleceu um contato descontraído e interessante com os alunos.


terça-feira, agosto 12, 2008



Minha fuga e meu momento de tranqüilidade.

Janela de meu apartamento, o sol aparece quando já vai se por entre as nuvens. Uma pausa depois de muita chuva.

Tempo x Rotina

Ironia, frustração, desânimo...

Sentimentos que afloraram no momento em que tentei pensar a minha rotina semanal na hora de elaborar a tabela.

Infelizmente preciso admitir que respiro, vivo, penso minha profissão 24 horas por dia.

Mesmo no momento que estou estudando, buscando novos conhecimentos na rede, lendo, estou pensando o que estou deixando de fazer para as minhas aulas e para meus alunos.

Dedicação a familiares? Fazer comida, cuidar das roupas, organizar a casa, fazer compras...

Lazer? Só nas férias quando viajo.

Cuidados Pessoais? Tomar banho e me manter apresentável.

É. Realmente foram momentos de muita frustração...