domingo, junho 22, 2008

Então...



Com as tecnologias que temos ao nosso dispor, será que temos TEMPO para assimilar tanto CONHECIMENTO e nos adaptarmos a tanto ESPAÇO????... E as nossas crianças?

sábado, junho 21, 2008

Sobre Tempo e Espaço


Por ocasião do trabalho da linha do tempo tive oportunidade de apresentar para as crianças um infográfico da Editora Moderna onde apresentam os movimentos de rotação e translação da terra, um ótimo material para se trabalhar o tempo e as sombras, dia e a noite.

Para acessar é só entrar aqui.

sexta-feira, junho 20, 2008

Oficinas no Pólo



Estou gostando muito de participar das oficinas no pólo. Sempre se descobre alguma coisa nova.
Nesta última aprendi com a tutora Kátia a trabalhar com o
xtimeline, o programa para fazer a linha do tempo. Infelizmente a minha linha do tempo da interdisciplina de Representação do Mundo Pelos Estudos Sociais não foi feita com esta avançada tecnologia, mas é bastante provável que agora vou trabalhar com os meus alunos. Obrigada Kátia. E muito obrigada pelo companheirismos de todas que participam da oficina.

quinta-feira, junho 19, 2008

Momentos gratificantes


Continua se desenvolvendo o meu projeto de propiciar uma maior visão do mundo para as crianças da 4ª série. Tivemos a visita da Médica Suzete Saraiva, que trabalha num hospital público da capital, no setor neonatal. Conversando com os alunos, salientou a importância dos cuidados médicos que as futuras mamães devem ter, enfatizando os cuidados que os jovens devem ter para não enfrentarem uma gravidez fora de época e a preocupação em relação às doenças sexualmente transmissíveis. Ressaltou a importância do uso da camisinha e os riscos que as meninas e os futuros bebês terão no caso de uma gravidez precoce.
Na última quarta-feira foi a vez do atleta paraolímpico esgrimista, André Luís Nunes Antunes, 23 anos.
Foi um momento de muita aprendizagem como modelo de superação, de persistência e de vontade de realização. As crianças ficaram como sempre bastante concentradas escutando a história de vida do atleta e no final todos buscaram um autógrafo mostrando que agora eles tem um ídolo de carne e osso e não só uma imagem na televisão.

domingo, junho 15, 2008

Meu pedido...


Não me imponha o que você sabe;
quero explorar o desconhecido,
e ser a origem das minhas próprias descobertas.
Que o seu saber seja minha liberdade, não minha escravidão.
O mundo de sua verdade pode ser minha limitação;
sua sabedoria, minha negação.
Não me instrua; vamos caminhar juntos.
Deixe que minha riqueza comece onde a sua termina.
Mostre-se a mim, de maneira que eu possa
subir em cima dos seus ombros, e ver mais longe.
Revele-se para que eu possa ser
alguma coisa diferente.
Você crê que todo ser humano
pode amar e criar;
Compreendo, por isso, seu medo,
quando lhe peço que deixe-me viver de acordo com minha sabedoria.
Você nunca saberá quem eu sou,
se escutar apenas a si mesmo.
Não me instrua; deixe-me ser;
seu fracasso é que eu seja idêntico a você.


Humberto Maturana (biólogo chileno)

sábado, junho 14, 2008

Momentos de reflexão e alegria


Cada bocado de mim,

é fruto daquilo que colhi,

de todas as pessoas

que encontrei na vida...

HeLeNa

Por algum motivo que provavelmente tenho consciência apenas não me permito falar, estive a ponto de desistir deste curso e de todas as atividades as quais me propus este ano.

Ainda estou lutando para dar continuidade em tudo apesar de isto exigir uma força muito grande e uma energia que às vezes penso não ter mais por causa da idade e das minhas limitações. Mas enfim os pequenos grandes momentos que meus alunos me proporcionam de felicidade repõem o que preciso para continuar na corrida.

Na Escola temos um projeto de alunos monitores. São alunos do turno da manhã que são os maiores, que voluntariamente se oferecem para acompanhar as turmas dos menores, auxiliando as professoras com as necessidades dos pequenos. Auxiliam no horário de recreação, em sala de aula, etc. Ao mesmo tempo, estas crianças que não possuem recursos para outras atividades e que normalmente ficam pela rua, dentro da vila mal acompanhados, têm na Escola um lugar de socialização e treinamento para a vida na comunidade. Chamou-me muito a atenção atitudes de um menino, meu aluno pela manhã e que me auxilia à tarde.

Quando os pequenos estão trabalhando, ele fica passando pelos grupos e observando o trabalho deles e nesta observação ele teve a sensibilidade de observar uma menina que pintava os desenhos só de uma cor só. Assim ele se dirigiu a mim e comentou em voz baixa o ocorrido acrescentando que achava que ela estava fazendo isto porque não tinha os lápis de cor. Perguntou se podia oferecer os lápis de cor dos potes coletivos que preparo no começo do ano. Em outra oportunidade uma menina saiu para ir ao banheiro e ele achou que ela estava demorando a voltar. Vendo que estava envolvida com o trabalho das crianças, ele solicitou que a sua colega, também minha aluna da turma da manhã fosse ao banheiro para saber se ela precisava de alguma coisa. (E realmente precisava. Precisava de mais papel). Assim vejo que este projeto desenvolve muito nas crianças o espírito do trabalho em equipe, a sensibilidade e a responsabilidade dos educandos tornando-os mais participantes do seu meio e de sua comunidade. Só por isto já vale continuar insistindo e não desistir.

domingo, junho 08, 2008

Lecionar...

Nesta semana tivemos uma aula presencial de Estudos Sociais e uma aula presencial de Ciências. Sinto bastante falta de aulas presenciais. Não resta dúvida que a praticidade das aulas à distância facilitam muita a vida tumultuada e agitada que todas temos, mas mesmo assim me considero uma estudante a moda antiga. Tenho uma especial predileção por sentar nos cadeiras de alunos e ficar fascinada olhando os professores com o entusiasmo próprio daqueles que amam a profissão (característica dos professores do PEAD), fazerem a exposição daquilo que acreditam tentando nos passar suas crenças e nos incentivando para a nossa difícil, mas abençoada tarefa.
Emocionou-me a aula do professor José Francisco. Muita poesia e simplicidade e a constatação que lecionar continua sendo um eterno aprender.

Aula de cidadania


Sexta-feira, dia 6, realizamos uma aula de cidadania com a nossa comunidade.
Depois de termos a Escola arrombada no período de um mês quatro vezes e não recebermos a devida atenção da SEC, resolvemos fazer uma manifestação através de uma caminhada junto com as crianças e pessoas da comunidade, buscando a devida atenção dos órgãos competentes. Foi uma lição para nossos alunos que confeccionaram os cartazes e combinaram as palavras de ordem. Foi uma aula prática de estudos sociais, cidadania e organização na comunidade, que normalmente considera as adversidades do dia a dia obra do destino.