terça-feira, abril 22, 2008

Tomada de Consciência


Estou aos poucos entrando no ritmo de trabalho mais disciplinado.

Precisava me organizar com todas as novidades deste semestre e decidir que não ia desistir de nenhuma das opções que havia feito.

Tenho certeza que vou vencer estas dificuldades assim como sempre venci os obstáculos e dificuldades na minha vida. Estou realmente adorando todos estes novos empreendimentos que assumi. Tenho grande amor pela minha profissão e estes novos desafios só me farão crescer profissionalmente e pessoalmente. Em breve estarei divulgando os endereços do meu blog do Plano Individual de Estudo e também o trabalho que estarei fazendo com as crianças aplicando o conhecimento do Curso de Formação de Educadores do Lead.

Hoje, ao dar a aula para as crianças de 4ª série de Estudos Socias, utilizei a idéia do Tempo sugerida pelas atividades da Interdisciplina Representação do Mundo pelos Estudos Sociais e ao mesmo tempo utilizei o trabalho com os mapas conceituais.Fiquei encantada como as crianças já estão se adaptando com este tipo de trabalho e como eles interagem com estas idéias onde se faz relações de conceitos.

Me sinto feliz aprendendo sempre mais e podendo aplicar estes ensinamentos com os meus alunos e mais feliz ainda por ver que eles correspondem às idéias que são levadas para eles.

É claro, espero estar no caminho certo e que bons frutos floresçam destas sementes.

domingo, abril 06, 2008

Mais um dia...


Hoje tive mais uma aula do curso de extensão.
Devo começar a oficina em breve e estou ansiosa para fazer o trabalho com as crianças de 4ª série. Acredito no tipo de trabalho que está sendo tratado. Acho que é uma ótima forma de fazer as crianças interessarem-se em aprender mais sobre assuntos escolhidos e demonstrarem o seu crescimento através dos mapas conceituais. Tenho dificuldade de acompanhar todas as atividades mas não pretendo desistir pois quero aprender para utilizar regularmente este tipo de ferramenta e passar para as crianças.

quinta-feira, abril 03, 2008

Muito atrapalhada



Realmente não tenho postado. Não gosto de dar desculpas, pois sempre que me vejo impossibilitada de fazer algo é porque realmente tenho motivos principalmente quando é fazer algo que me dá satisfação. Sinto-me, porém, na necessidade de colocar os meus motivos. Resolvi testar o meu limite, assumindo uma turma de 2ºano (Ensino Fundamental de Nove Anos) depois de trabalhar a vida toda com turmas de 3ª e 4 ª série (Ensino Fundamental de Oito Anos), mudando radicalmente a clientela com que estava acostumada. Tem sido tudo muito novo para mim, rotinas de aula, tipo de trabalho, atividades, maneira de falar, paciência, paciência, paciência... Devo confessar que estou adorando, mas os pequenos terminam ocupando muito do meu tempo, preparando atividades e material interessante para eles. Agora que estou começando a me organizar para realizar todas as minhas tarefas inclusive porque também estou fazendo um curso de extensão: “Formação de educadores de crianças e jovens em vulnerabilidade social”.