sábado, dezembro 08, 2007

Voltando a sonhar


Hoje fazendo uma retrospectiva dos trabalhos desenvolvidos no curso descobri algo maravilhoso: “A felicidade de voltar a sonhar”. Pensava sobre as oficinas e atividades realizadas junto às crianças e revivia os momentos em trabalhava em uma Escola com turno integral, a qual na ocasião era chamada de semi-internato. Aqueles momentos depois das aulas eram intensos e gratificantes para eles. Lá tinham oportunidade de brincar, criar, aprender e crescer como pessoas num ambiente seguro e acolhedor, podendo usufruir as suas infâncias de maneira plena. Pois aí reside o meu grande sonho. “Que as crianças tenham um espaço após as aulas para poderem aproveitar as suas infâncias e desenvolverem plenamente suas capacidades e habilidades para virem a ser cidadãos felizes e conscientes da sua participação no transcurso de suas histórias e na história da humanidade”.

Preciso agradecer à professora Neusa Sá pelo fórum que ela criou que me permitiu reviver ótimos momentos passados e lembrar-me de meus antigos sonhos, que estavam adormecidos.

segunda-feira, dezembro 03, 2007

União das forças


Na aula de Música tive a felicidade de reunir muito dos conhecimentos que adquiri durante o curso.
Com a escolha da história de Noel Rosa, pude aplicar meus conhecimentos das TICs, teatro, música, contação de histórias e ludicidade. Foi um momento de descontração, alegria e conhecimento para mim e para as crianças.
Esta aula e a apresentação do teatro estão em Atividades de minha sala de aula no meu Wiki.
Aula de música
Comecei a atividade, apresentando a história de Noel Rosa através da apresentação do PPS “No Botequim com Noel”. Para isto utilizei o computador e a televisão para que todos acompanhassem a história. Depois de contar a história com o auxílio do PPS, distribui cópia da letra da música “Conversa de Botequim” para todos e em seguida apresentei três interpretações da música. A do disco do livro cantada por crianças, um clipe do Chico Buarque de Holanda gravada na Confeitaria Colombo e outro clipe da Maria Rita em um programa de televisão “Som Brasil”. Gostaram mais da Interpretação do disco cantada por crianças. Cantamos um pouco a música e apresentei para ele um pouco mais da história de Noel Rosa com conteúdo retirado de http://www.mpbnet.com.br/musicos/noel.rosa/ site MPB NET. Conversamos sobre a história dele e fizeram perguntas como o que era botequim, sobre o porque que as pessoas morriam de tuberculose antigamente e outras curiosidades que não estão acostumados a debater.
Num segundo momento voltamos a cantar a música desta vez tentando colocar o passo com ela. Divertiram-se muito, pois não estavam acostumados a me ver cantando e dançando com eles. Isto os entusiasmou muito e ao mesmo tempo me deixou muito à vontade. Continuamos por algum tempo tentando acertar os passos e os ritmos de todos. Por fim deixamos para continuar mais tarde em um outro dia.
Em outro momento iniciei a aula apresentando o vídeo onde aparece o “Bando de Tangarás” grupo que Noel Rosa fazia parte cantando a música “Vamos Fallá do Norte” produzido por Benedetti-Film ( http://www.youtube.com/watch?v=o03cJMg8SaE ) e após voltamos a tentar acertar o trabalho com o passo. Não ficou perfeito, mas eles já apresentaram consideráveis melhoras. Ainda sugeri que ele tentassem batucar levemente na classe uma batida que acompanhasse a música. Faziam sons com as mãos, com os lápis e réguas e incrivelmente alguns demonstraram ter bastante ritmo para acompanhar e não se perder no meio da música enquanto outros demonstraram muita dificuldade.
Foi tudo novo e divertido para eles que ficaram esperando que eu levasse mais novidades para eles.
A última tarefa foi transformar a letra da música “Conversa de Botequim” em uma historinha em quadrinhos. Esta tarefa foi feita ao som da música e alguns cantarolavam juntos.
Para mim esta experiência foi muito gratificante. Sempre gostei de música e desde que havia entrada nesta Escola, no Estado, não havia trabalhado especificamente com música com as crianças. Este ano passamos o ano todo aprendendo novas músicas e cantávamos pela simples satisfação de cantar. Com estes novos subsídios pude enriquecer consideravelmente as minhas aulas além de dar um maior sentido e razão para elas. As crianças demonstraram que têm muita curiosidade sobre tudo que se refere ao passado em todos os assuntos. Tiveram outra visão das músicas ditas por eles, “ultrapassadas”, pois saiam da sala de aula cantarolando e notei principalmente que o exercício para fazer o passo permitiu para eles um exercício de atenção e concentração, pois precisavam ficar atentos ao ritmo e para isto precisavam principalmente saber ouvir.

Exercícios Teatrais
Considerei a melhor parte deste trabalho os momentos de preparação. Momentos em que aprendi muito das crianças, de seus desejos, de seus pensamentos. Através das expressões e movimentos em cena conheci segurança e insegurança dos alunos, ansiedades e satisfações de fazerem parte de algo que era importante para a comunidade.
Tive oportunidade de trabalhar com eles alguns jogos de Viola Spolin, retirados do fichário de Jogos Teatrais*, como “Conversação em Três Vias” e “Modificando a Emoção” com os quais eles se identificaram no momento da apresentação. Mantiveram desenvoltura no espaço da apresentação improvisando movimentos criativos sob o comando: “Façam como se estivessem zelando e cuidando do Planeta, da Mãe Terra”. Conseguiam prestar atenção nas ordens dadas para a representação e de certa forma combinar com os colegas para o movimento não ser repetitivo e tampouco sobressair aos demais colegas. Também apresentaram bons resultados por ocasião das cenas que de repente tinham que mostrar medo através das expressões faciais e corporais, passar da tristeza para alegria, da repentina alegria para tranqüilidade de um problema solucionado.
* Jogos Teatrais de Viola Spolin- Para melhor melhor uso e funcionalidade na prática de sua aplicação, Viola Spolin fez uma seleção especial de jogos teatrais, dispostos em fichas separadas em uma caixa, servindo ao trabalho em sala de aula. Através de Jogos Teatrais: o Fichário de Viola Spolin, professores e alunos podem viver a experiência teatral, com grande benefício para seu ensino e aprendizado.