sábado, dezembro 23, 2006

ECS 10 Postagem Final

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura, Sociedade.
Semana 12 - ECS 10
Pólo Alvorada
Neusa Teresinha Dias Teixeira

Durante estes dias acompanhei os depoimentos das colegas sobre o ser professora / ser professor e estive em constante dilema sobre o que é o "meu" "ser professora" .
Muitas vezes ouvi de colegas dizerem que decidiram ser professoras porque gostavam de crianças. Acho importante, mas não é tudo.
Passei a me analisar e revendo toda a minha vida profissional como professora e como monitora de crianças com deficiências múltiplas observei que o "meu" "ser professora" foi um pouco de ser educadora, ser orientadora, ser mãe, ser amiga, ser confidente. Porém acho que o mais importante de tudo sempre foi o acreditar no que faço e jamais perder a esperança.
Para mim o "ser professora" é em todos os momentos em que trabalho com uma criança é ver nela um agente transformador da sociedade, mas com valores, consciente dos seus direitos, mas nunca esquecendo dos seus deveres e de que todos também têm os mesmos direitos e deveres, que não existem coisas meio certas e nem meio erradas. É fazer que se aproprie dos saberes que lhe são transmitidos na Escola e os utilize-os para enfrentar as situações que a vida vai lhe apresentar. "Ser professora" é aprender com a riqueza da bagagem que ela traz consigo para melhor dialogar com a criança e melhor inseri-la na aprendizagem; é poder se comunicar com a família para trazê-la para junto de si e juntos executarmos a tarefa da educação. "Ser professora" é respeitar a individualidade da criança, é promover a dupla troca de experiências e conhecimentos, é construir e interferir na realidade é organizar e trabalhar na construção de saberes. É valorizar o meio em que ela vive e ela ofereça naquilo que escolher, sempre o melhor de si."Ser professora" é se fazer ouvir por todos, crianças, comunidade, escola, direção, governos, pois a professora e aquela que realmente conhece a realidade da criança e as necessidades que ela e as crianças passam para melhor desenvolveram o processo de aprendizagem.
Como disse a colega Maria Jacques do Pólo de São Leopoldo: O professor que sabe usar e produzir diálogos não necessita mais de greves, visto que elas pouco ou de nada adiantam, é preciso espírito revolucionário, como os mestres da literatura, palavras... palavras são as nossas melhores armas. Na questão da valorização o nosso potencial está na afetividade, no respeito, na conscientização das massas como ressalta Freire, pois somente com uma ação cultural chegaremos a uma crítica racional e rigorosa à ideologia comprometida com a conscientização. Vejo aqui uma ótima oportunidade para usarmos as palavras.
Enfim, "ser professora" é se emocionar, é chorar, é sorrir, é dar boas gargalhadas com as coisas que nossas crianças dizem; é brigar, é discutir, é confraternizar com as colegas, com a direção, é reclamar do governo, e no final do ano é sofrer com as despedidas de nossos meninos e meninas e ao mesmo tempo a satisfação de saber que um pouquinho de nós ficou para eles e deles ficou para nós. Enfim de maneira certa ou não " EU AMO SER PROFESSORA ".

domingo, dezembro 17, 2006

Justa Alegria - Campeão do Mundo

Nada mais justo que uma bela comemoração entre um trabalho e outro, entre uma leitura e outra, entre um memorial e outro entre um outro e outro , entre um ops e outro, entre ................z z z z z z z z z z z z z z z z z z z z z z z z z z z .................

sábado, dezembro 16, 2006

ECS 11- Reflexões Pessoais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura, Sociedade.
ECS 11
Pólo Alvorada
Neusa Teresinha Dias Teixeira

Conversando no fórum do ECS 11, fazendo as visitas e lendo o texto “Desigualdades Educativas Estruturais no Brasil: Entre Estado, Privatização e Descentralização” fui absorvendo uma grande quantidade de informações que não poderia colocar todas neste momento. Vou citar algumas que me vêem de imediato talvez por eu defender com mais afinco e simpatizar mais. Sou totalmente favorável ao Programa Escola Tempo Integral.”A essência do projeto é a permanência da criança e do adolescente na escola, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, ampliando o aproveitamento escolar, resgatando a auto-estima e capacitando-o para atingir efetivamente a aprendizagem, sendo alternativa para redução dos índices de evasão, de repetência e de distorção idade/série. É a escola pública o tempo todo ao lado da comunidade”.Acredito e tenho esperança que um projeto desta espécie cumprido de fato como se propõe venha a ter excelentes resultados.
Mas entre projetos, conversas e leituras cheguei a seguinte conclusão: A escola pública (ensino fundamental – atualmente 1ª à 8ª série e ensino médio) não prepara o aluno para cursar a universidade pública. Já a escola particular prepara o aluno para cursar a universidade pública. Isto é uma distorção. Por que acontece?

domingo, dezembro 10, 2006

ECS 10- Postagem Inicial

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura, Sociedade.
Semana 10 - ECS 10
Pólo Alvorada
Neusa Teresinha Dias Teixeira

Comecei esta atividade tarde, mas consegui participar bastante da estória. Tive dificuldade para iniciar como todas as atividades. A arrancada para mim sempre é difícil devido a minha insegurança. Para completar, quando estava postando fiz uma grande confusão e fui socorrida por uma das tutoras da sede e tive apoio também da Suzana. Andei entrando em uma sala que não era da minha letra, mas como o assunto era interessante resolvi participar.Estou gostando muito da tarefa. Pretendo continuar acompanhando as conversas, pois tem ajudado muito no meu conceito de SER PROFESSORA além do mais falar sobre Paulo Freire sempre é agradável e enriquecedor.Muito da minha formação apesar de ter sido tradicional, foi se modificando graças a minha inquietação e inconformidade com a realidade com a qual eu me defrontava fazendo com que buscasse sempre através de leituras e cursos de atualizações formas de modificar moldes com os quais eu não concordava e trabalhar sempre em colégios particulares me proporcionava isto, principalmente uma educação mais libertadora.

Formatura do meu neto
















Meu neto Samuel está enfrentando todos os obstáculos que a vida colocou na sua curtíssima vida e já está quase lendo passando agora para a 1ª série. É um exemplo de força de vontade e de amor à vida e muita alegria.

Festa dos Calouros

É uma pequena amostra. Muito do que aconteceu já puderam acompanhar pelo http://peadalvorada.pbwiki.com/Festa%20Calouros . Foi um momento de muita alegria, descontração e encontros ( e desencontros ).
Talvez por insegurança, cansaço da época do ano, timidez, calor do dia, não houve muitos entrosamentos com os outros pólos, mas tenho certeza que teremos outras situações de maior interação. Pelo menos espero.

Inauguração do novo Pólo e Visita do Reitor

Foi um grande momento para todas nós. Acho que todos estes acontecimentos ficarão marcados na história deste curso que para muitas de nós é um sonho que está sendo realizado. Neste dia ganhamos o "boton" da Ufrgs das mãos do Reitor, uma forma simbólica de nos dar as boas vindas.

Dias Menores

Quando se aproxima o final de ano, os dias parecem que ficam menores ou então ficamos mais lentas e não conseguimos dar conta de tantas coisas a fazer. Vamos ver se consigo colocar os pensamentos em ordem...
Aconteceram tantas coisas boas nestes dias em que eu não postei que preciso me organizar para contar tudo.