domingo, novembro 12, 2006

Encontro no pólo

Ontem tivemos um encontro no pólo.
Acho importante estes encontros e tem solucionado algumas dúvidas que às vezes aparecem. Para mim, porém o mais importante é poder estar em contato principalmente com os professores independente de eu conversar pessoalmente com eles ou não.
A simples presença deles faz me sentir mais pessoa e menos trabalho, menos atividade. Além disto é uma oportunidade para eu me sentir integrada de fato em um grupo podendo desta forma entrar em contato e conhecer mais as minhas colegas.
Discordo de muitas das queixas apresentadas, mas respeito as opiniões e espero que as colegas consigam superar todas as dificuldades que encontram. Da minha parte se eu puder fazer algo, estarei a disposição dentro das minhas limitações.

ECS 8 ( continuação)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura, Sociedade.
Neusa Teresinha Dias Teixeira
ECS 8 ( continuação)
Pólo: Alvorada

Relato da Atividade

Acreditando já estar formado o grupo do G1, visitei novamente o blog das colegas integrantes com mais atenção tentando conhecê-las melhor. É interessante que a cada visita as conhecemos um pouco mais, nas suas particularidades, seus sonhos, suas buscas. São todas mais novas que eu e transmitem muita força de vontade para realizar seus objetivos.
Seus relatos me enchem de esperança de que de fato estamos aqui para tentar melhorar o nosso mundo através da educação.
Senti que a maior dificuldade de todas é o tempo.Já cheguei à conclusão que todas nós temos problemas com o tempo e que na verdade a nossa vontade de realizar tantas coisas nos obriga talvez a ter muito mais que 24 horas no dia. Como tudo na vida conseguiremos vencer também este obstáculo, pois somos todas decididas e confiantes que entramos nesta jornada para vencer.
Não discordo das colegas que sugerem que os trabalhos sejam feitos com as alunas do pólo, mas também acho que somos uma grande turma que provavelmente juntas farão uma grande mudança na educação todas ao mesmo tempo e para isto é bom que troquemos experiências.
Considero o grupo mais ou menos homogêneo e com possibilidade de realizar um bom trabalho.Quero continuar mantendo contato com elas durante todo o curso, pois tenho certeza que será enriquecedor para mim.

sexta-feira, novembro 10, 2006

Primeiras brigas

Estes últimos dez dias foram os mais difíceis para mim desde que começou o curso.Passei grande parte do tempo brigando com o computador e cheguei à conclusão que estamos tendo problemas de adaptação: eu e ele.
Porém, sei que teremos que ter uma relação duradoura e por isto estou disposta a aceitá-lo do jeitinho que ele é.
Talvez não consigamos ter uma linda história de amor, porém vou tentar pelo menos que tenhamos uma relação harmônica.

domingo, novembro 05, 2006

ECS 7

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura, Sociedade.
Neusa Teresinha Dias Teixeira
ECS 7.
Pólo: Alvorada
Marx - Karl Heinrich. Economista, filósofo e socialista alemão nasceu em Trier a 5 de maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de março de 1883. Estudou na universidade de Berlim e formou-se em Iena, em 1841.Em 1842 assumiu a chefia da redação de um jornal Renano em Colônia, onde seus artigos radical-democráticos irritaram as autoridades.Em 1844 conheceu em Paris, Friedrich Engels, começo de uma amizade íntima durante a vida toda.Foi, no ano seguinte, expulso da França, radicando-se em Bruxelas e participando de organizações clandestinas de operários e exilados. Em 1848, publicou junto com Engels “O Manifesto Comunista”, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada marxismo.Em 1867 publicou Marx o primeiro volume de sua obra mais importante: O Capital, um livro principalmente econômico, resultado dos estudos no British Museum, tratando da teoria do valor, da mais-valia, da acumulação do capital etc. Marx reuniu documentação imensa para continuar esse volume, mas não chegou a publicá-lo. Os volumes II e III de O Capital foram editados por Engels, em 1885 e em 1894. Outros textos foram publicados por Karl Kautsky como volume IV (1904-10).

Engels – Friedrich. Socialista alemão nasceu em Barmen a 28 de novembro de 1820 e morreu em Londres a 5 de agosto de 1895. Filho de um rico industrial foi na mocidade impressionado pela miséria dos operários e pela devoção sentimental dos pietistas.Em 1842 assumiu a direção da sucursal da fábrica do pai em Manchester, o que lhe deu oportunidade para estudar a situação do proletariado inglês.Aproximou-se de Marx e entrou em organizações socialistas clandestinas.Passou a vida inteira na Inglaterra, colaborando nos estudos e nas publicações de Marx e ajudando-o generosamente.A vida de ambos é a história de uma amizade sem desfalecimento.

Marx e Engels viveram em uma época de movimentos contra a burguesia dominadora, exploração do trabalho dos camponeses, de mão-de-obra operária distanciando cada vez mais as classes, e de reflexões sobre o materialismo, trabalho e concentração de capital.
Questionavam com as classes dominadoras tentando ao mesmo tempo através de meios de comunicação baratos esclarecer as classes de menor poder aquisitivo.
Valorizavam o trabalho e o esforço humano e, portanto deveria ser mais bem remunerado.

ECS 6 (continuação)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura, Sociedade
Neusa Teresinha Dias Teixeira
ECS 6 (continuação)
Pólo: Alvorada



No fórum Durkheim –Weber – Marx estamos discutindo até o momento principalmente, como se encontra a educação atualmente e como poderia ser.
Até o momento estão aparecendo muitas dúvidas em relação a este tópico e acredito que mesmo não encontrando uma solução para isto, certamente encontraremos novos caminhos a seguir. Além disto tem se discutido o papel do professor neste contexto, o que tem feito refletirmos sobre o nosso desempenho e atividades. Tenho muitas idéias vindas da minha formação profissional em uma época de ditadura e começo de democracia e principalmente de minha criação (valores familiares e princípios que determinaram a minha educação) que talvez não sejam os ideais, porém dificilmente me afastarei deles e coloquei estas idéias no fórum, naturalmente causando algumas divergências de opiniões. Todas têm servido para o meu repensar profissional. Na visita feita a blogs de colegas de outros pólos observei várias interpretações sobre o texto solicitado e muito me ajuda a compreender melhor e perceber como nós pessoas somos diversificados em entendimentos.