segunda-feira, outubro 30, 2006

ECS 6

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura, Sociedade-A
Neusa Teresinha Dias Teixeira
ESC 6
Pólo: Alvorada

Ao pensar neste trabalho vieram diversas idéias a minha mente. Colocando uma situação observada já por cinco anos cito o seguinte:- Não posso afirmar que o fato acontece em todas as escolas, mas, no momento em que uma professora é eleita diretora da escola, segue-se um ciclo de dominação onde se cercando de profissionais com os mesmos objetivos passam a manter este cargo através de artifícios como, dar alguns privilégios para alguns profissionais como abono de faltas, folgas (instituição criada dentro das escolas, ilegais e ignoradas pela mantenedora), redução de dias letivos... As quais sendo grande parte favorecida que assim quer que seja, mantêm este grupo no poder porque assim lhe convém.Este fato faz com que uma possível chapa de oposição deixe de existir, pois no momento em que exigisse o que é legal entraria em choque com as colegas agredindo o corporativismo.No momento em que um profissional é e está na direção precisa assumir papéis que lhe pareceram convenientes ou não, procurando naturalmente manter a burocracia exigida pela mantenedora em ordem.

Já quanto ao poder x hierarquia poderia fazer uma crítica a mim mesma, pois, muitas vezes para conseguir manter a ordem dentro da sala de aula, uso o poder que o meu posto hierárquico favorece, deixando claro para os alunos que as coisas devem ser como eu digo, caso contrário eles se dirijam aos pais ou a direção para questionar o contrário.

segunda-feira, outubro 23, 2006

Uma pausa para festejar


Fato que me trouxe muita alegria e lembranças de um ídolo importante na minha vida.
Motivo de esperança : Parabéns Felipe Massa do Brasil!!!!!!!!!!

Formação de grupo : ECS 8

Oi turma,
Esta é a minha imagem para a ECS 8.Quem tem igual?
meu e-mail nsaroba@gmail.com
nsaroba@terra.com.br

domingo, outubro 22, 2006

Novas( e velhas) dificuldades

Nesta semana surgiu uma nova dificuldade que preciso superar.
Tenho dificuldade de explicar uma operação através da escrita.Provavelmente porque sempre usei a voz para a aplicação de alguma coisa didática.Ainda estou insegura para explicar algo que não domino totalmente.Acredito que com o tempo poderei vencer mais esta etapa. A visita aos blogs foi bastante prazerosa, mas, ao mesmo tempo me deixou apreensiva por verificar a dificuldade de mantermos as tarefas em dia.Mas, estou torcendo que consigamos vencer todas estas dificuldades em breve.Tenho enriquecido muito a minha vida e a minha história com este curso.

Semana 4 - Ecs 4-Comentário

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura, Sociedade.
Neusa Teresinha Dias Teixeira
Semana 4 – ECS 4
Pólo: Alvorada



Visitei o blog de várias colegas e aproveitei para aprender muito com elas.Esta troca de conhecimentos e informações faz crescermos muito como pessoas e como professores. Cada história pode ser uma pincelada na nossa tela da vida.
Vejo que nossas vitórias estão sempre sendo festejadas e isto é sempre um estímulo para continuar enfrentando os desafios.As nossas diferenças e as nossas semelhanças já são uma lição para o aprimoramento de nossa profissão e um conhecimentos de nós mesmos.

quinta-feira, outubro 19, 2006

ECS 5

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura, Sociedade - A.
Neusa Teresinha Dias Teixeira Pólo Alvorada
SEMANA 4 - ECS 5

Comentário sobre Max Weber

No decorrer da nossa vida surgem muitos questionamentos sobre o porquê de acontecimentos, estruturas e relacionamentos humanos se perpetuarem. Através desta leitura se torna claro entender principalmente a indiferença ou a falta de posicionamento da sociedade frente a acontecimentos. A vivência de Max Weber na época da Primeira Guerra Mundial, em meio a um governo monárquico, ameaçado pela social-democracia , em pleno desenvolvimento da industrialização e no momento em que a Alemanha mais se armava torna-se compreensível entender as definições de formas de dominação.Além do mais era um homem religioso e desta forma sensível aos sofrimentos, frustações e relacionamentos humanos.Acreditava que o protestantismo era o causador do capitalismo
Da mesma forma nós como educadores, na tarefa da preparação de seres que estarão fazendo parte da sociedade, nos sentimos responsáveis pela forma que reagirão frente às estruturas que venham a enfrentar. Que tipo de forma de dominação será exercida sobre eles? E nós, que tipo de forma nos domina? Existe muito a se questionar.É bastante interessante saber a previsão que ele fez em relação a burocracia, que atualmente é uma das coisas que mais dificulta a execução de projetos de grande importância.

sábado, outubro 14, 2006

Novos Ares...

Já estou me sentindo bem mais tranqüila em relação ao curso.
Tenho conseguido manter em dia as atividades e já estou começando a me comunicar com as minhas colegas.
Agradeço a colega Carla Finato pela sua acolhida no grupo que estava em formação.
Acho que o melhor da vida são várias pequenas alegrias do que poucas grandes alegrias.

“A verdadeira viagem de descoberta não consiste em sair à procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos" Marcel Proust

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação
Neusa Teresinha Dias Teixeira
Semana
nº2 BlogsPedagógicos
Pólo: Alvorada
Visitei os blogs educacionais que constam na página de tarefa da semana e escolhi os seguintes por me chamarem mais a atenção:

Nome: Infoedu
Endereço :
http://infoedu.zip.net/
Proposta: Weblogs na Educação –Blogando novos espaços de autoria na prática pedagógica; Produção de blogs pelos alunos (aprender a utilizar um blog sem fins pedagógicos).

Nome: PATIC' 2004 – Projectos e Aprendizagens com as TIC
Endereço :
http://www.minerva.uevora.pt/patic2004/index.htm
Objetivos: Debater o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Científica.
Discutir o papel da Escola e dos professores no desenvolvimento da literatura tecnológica no ensino básico.
Promover a partilha de experiências e recursos no domínio da aprendizagem colaborativa com recurso as TIC, nomeadamente entre as equipes envolvidas no Programa Internet@EB1.
De acordo com a proposta de um Blog Educacional, os dois blogs se enquadram de acordo com os requisitos.Possuem os objetivos a que se propõe e não fogem dos mesmos.Textos informativos e formativos os compõe para dar embasamento aos trabalhos que serão efetuados,enriquecimentos através dos comentários e link de outros blogs educacionais que auxiliam no enriquecimento das atividades.Imagino que eles atingiram os objetivos a que se propuseram.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura, Sociedade – A.
Neusa Teresinha Dias Teixeira

Atividade nº 2
Pólo: Alvorada


Ao visitar os blogs sugeridos, me deparei com o atraso em que se encontra o ensino em diversos colégios estaduais. Seria injusto dizer que é somente pela falta de salas de informática, mas concluo também que é falta de interesse de vários profissionais da educação pela evolução que está acontecendo inclusive nas formas de despertar o maior interesse das crianças pelo conhecimento e atualidades.
Vejo que mesmo colocando salas de informática haverá outros obstáculos a serem vencidos.
Muitos professores estão assistindo estas transformações como espectadores, que não imaginam que podem ser instrumentos desta transformação. Não sonham e não almejam alcançar estas tecnologias e nem mesmo estão preparados para usar e muito mesmo ensinar a usar estas ferramentas.
Através dos blogs encontramos várias opções de trabalho, de registros, de relacionamentos e principalmente de aprendizagem pessoal.
Durante muito tempo acreditava nas afirmações que o uso da máquina tornaria os relacionamentos impessoais e distantes.Com estes trabalhos e através das comunicações por meio das “ditas máquinas”, me sinto mais envolvida com as pessoas que tenho contato somente através de e-mail e mensagens instantâneas e tenho aumentado o número de pessoas que conheço e troco idéias. Além disto através do meu blog tenho colocado meus sentimentos em relação a tudo que antes não tinha coragem para sequer comentar com pessoas da minha família.
Fico feliz que o mundo está muito melhor do que eu achava e que muitas crianças estão desfrutando de todas estas possibilidades de crescimento.
O mais interessante é que se trata de assuntos bastante atuais, de uma forma bastante atual.
Educação assim é fascinante de ser vivida.

domingo, outubro 08, 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura, Sociedade
Neusa Teresinha Dias Teixeira
Atividade nº 3
Pólo: Alvorada


Com base na leitura do texto responda as seguintes questões:
1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Durkheim diz que a definição para educação de Stuart Mill engloba vários fatores de influência que não devem estar incluídos em uma só palavra e ele considera a educação “a influência que os adultos exercem sobre as crianças e os adolescentes”.

2. Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
Durkheim ressalta a definição de Kant que diz que “o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição que ele seja capaz” e a definição de James Mill que para ele o objetivo da educação é “fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para seus semelhantes”.
Nestes casos o autor questiona sobre como poderia se determinar que todos os homens tivessem o mesmo modo de vida, sabendo-se que sempre existirão homens de sensibilidade voltados à reflexão e ao pensamento e homens de ação voltados a soluções práticas e execução.Nesta situação haveria um confronto, um desequilíbrio na harmonia tanto individual como social.Além disto esta “perfeição” seria um ideal supremo quase intocável.
Questiona também sobre o que é felicidade, quando o homem realmente alcança a felicidade.Para cada individuo a definição de felicidade é diversa.Muitas vezes quando o homem acha que encontrou a felicidade, passa a se perguntar se é aquilo que lhe basta e passa a buscar algo mais.Desta forma a felicidade seria um objetivo de uma busca constante e crescente.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para que possamos definir educação é preciso que conheçamos todos os sistemas educativos que existiram e existentes, aprendendo os elementos comuns. É necessária uma observação da história onde encontraríamos não o fim da educação, mas o que consiste e quais as necessidades que são atendidas durante o processo de educar.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Os fatos que levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral são o conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e o dever, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, arte etc...consideradas a base do espírito nacional.Mesmo diversificada tem por objetivo fixar essas idéias na consciência dos educandos.

5. Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado têm que suscitar na
criança?
De acordo com Durkheim o “ideal” a ser realizado deve despertar na criança: - um certo número de estados físicos e mentais, que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; - certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam.

6. A partir da definição “A educação é a ação exercida pelas gerações
adultas sobre as gerações que não se encontram preparadas para a vida
social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” o que conclui Durkheim? Explique?
Através desta definição Durkheim conclui que a educação consiste numa socialização das novas gerações.A educação satisfaz, antes de tudo, a necessidades sociais. É através da educação que a sociedade satisfaz suas necessidades, acelerando um processo de evolução que naturalmente iria evoluir, porém em maior espaço de tempo.Pode-se dizer que a educação não faz senão ir adiante do que a natureza conseguiria por si mesma.

7. Como o autor explica que a sociedade e indivíduo são idéias pendentes?
Sociedade e indivíduo são de certa forma dependentes um do outro, em situação inacabada, pois o progresso e conquistas alcançadas em uma geração são passadas para outra geração pelos indivíduos que foram desenvolvidos nas suas potencialidades por uma sociedade que o fez para suprir as suas necessidades e estes ao passarem a fazer parte desta sociedade preparam outros indivíduos ainda mais evoluídos para também servirem a sociedade, formando a reciprocidade.


sábado, outubro 07, 2006


Falando de ansiedade...

Estou gostando muito de estar fazendo este curso. Muitas vezes troquei meus planos por outras situações que se apresentaram em minha vida e agora estou conseguindo realizar algo para mim mesma. As leituras me fazem muito bem apesar de me exigirem bastante, mas são bastante gratificantes. Por outro lado estou aprendendo a lidar com a minha ansiedade e com as minhas limitações.